Pedagogia

1 semestres

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas


O curso de Pedagogia forma profissionais que demonstrem capacidade de compreensão dos conhecimentos pedagógicos e dos conteúdos disciplinares específicos e respectivas metodologias; capacidade de implementação de projetos educativos consoantes com a diversidade cultural contemporânea e que contemplem as diversas esferas do social – ética, estética, científica, tecnológica e cultural; capacidade de mobilização de conhecimentos e tecnologias para intervir efetivamente em situações pedagógicas concretas, numa articulação com o processo de reflexão da escola, dos recursos humanos, metodológicos, técnicos e operativos, por meio de práticas participativas e do desenvolvimento da sensibilidade ético-profissional, implicando responsabilidade social e atuação por uma sociedade justa e solidária.

Área de Atuação


Docência para a Educação Infantil, Ensino Fundamental – anos iniciais e Gestão Escolar.
Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador (CV lattes): Profª Esp. Doroti de Oliveira Rosa Macedo
Autorização do Curso: Portaria MEC Nº 559, de 20 de Fevereiro de 2006; publicada no DOU nº 245 de 21 de Dezembro de 2018 seção 1 p. 777.
Reconhecimento do Curso: PORTARIA Nº 899, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2018.

Doroti de Oliveira Rosa Macedo

Professora Especialista | Coordenador(a)

Graduação
Pedagogia
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes
1970

Pós-Graduação Lato sensu
Metodologia e Didática do Ensino Superior
Faculdade D. Domênico
1996

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD virtual: tecnologias, técnicas e metodologias Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidad Europea del Atlántico Em andamento

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Uma análise das políticas públicas no Ensino Fundamental – a utilização das TIC nos currículos das IES da Região Metropolitana de Santos.

Coordenação de Curso
Coordenadora Licenciatura em Pedagogia

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi diretora de escola do Governo do Estado de São Paulo de 1996 a julho de 2016. Atualmente é professora da graduação e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), bem como coordenadora do curso de Psicologia da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação e currículo, psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, inclusão escolar, letramento, alfabetização e formação continuada de professores.

Alcielle dos Santos

Professora Mestre

DOUTORANDA no Programa Psicologia da Educação da PUC/SP. MESTRE EM EDUCAÇÃO, programa Formação de Formadores. Pós-graduada em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional pela Universidade Católica de Brasília. Licenciada em PEDAGOGIA, também possui graduação em DIREITO pela Universidade Católica de Santos e em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Fundação Lusiada. Atualmente é professora universitária na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e atua como formadora de professores e equipes pedagógicas.

Aline Martins de Almeida

Professora Doutora

Possui Graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007), Especialização em Educação para as Relações Étnico-raciais pela Universidade Federal de São Carlos (2013) e Língua Brasileira de Sinais pela Universidade do Oeste Paulista (2017). Mestre pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: História, Política, Sociedade - PUC-SP (2013). Doutora pelo Programa de Estudos Pós Graduados em Educação: História, Política, Sociedade - PUC-SP (2018). Atuou como docente da educação básica em redes públicas e particulares por 10 anos e atualmente atua como docente pesquisadora na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e Faculdade Aliança Educacional do Estado de São Paulo (FAEESP). Experiência na área de Educação, Formação e Prática docente, atuando nos seguintes temas de pesquisa: história da educação infantil, Educação Especial e Métodos de Ensino.

Ana Kalassa El Banat

Professora Doutora

Graduação
Bacharelado e licenciatura em Educação Artística
UNICAMP
1990

Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado
Mestrado em Artes
UNICAMP
1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em História
PUC SP
2005

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia e Prática de ensino da Arte Educação I
Metodologia e Prática de ensino da Arte Educação II
Arte na Educação infantil e Práticas
TCC – (1 grupo)

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Doutora em Educação (2016), Mestre em Educação (2004) e Pedagoga (1999) formada pela Universidade Estadual Paulista;Júlio de Mesquita Filho; - UNESP / Campus de Marília. Possuo experiência na área de Educação como professora da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e na formação de professores atuando nas áreas da Educação Infantil e Metodologia Científica. Produção científica sob seguintes temas: Teoria Histórico-cultural, Educação Infantil, Pedagogia Freinet, Práticas de Ensino, Desenvolvimento Infantil e Papel da Educação para o Desenvolvimento Infantil. Atualmente, leciono na Educação Infantil de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Cubatão e na Formação de Professores na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES.

Graduação
Licenciada em Matemática
Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Santos
Ano de conclusão: 1979

Pós-Graduação Lato Senso
Especialização em Educação Matemática
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Ano de conclusão: 1988

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC
Ano de conclusão: 2000

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC
Ano de conclusão: 2007

Componentes curriculares na Graduação
Estatística, Estudos Estatísticos e Educação, Estatística Indutiva; Fundamentos da Álgebra; Fundamentos da Geometria; Geometria Analítica, Estatística Aplicada a Pesquisa de Mercado.

Coordenação de Cursos
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática EAD e Presencial

Eliana Nardelli de Camargo

Professora Doutora

Possui licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), bacharelado em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1986), mestrado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atua na Universidade Metropolitana de Santos em EaD - UNIMES Virtual - , como professora dos cursos de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação lato sensu. Componente do Núcleo docente Estruturante - NDE - do Curso de Licenciatura em Pedagogia. É coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior e Educação Infantil. É editora da revista Paidei@, Revista Científica de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente em gestão escolar, reorientação curricular, formação de professores e desenvolvimento profissional do professor.

Giselle Larizzatti Agazzi

Professora Doutora

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1992), graduação em Licenciatura em Letras pela Faculdade de Educação (1994), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1998), doutorado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (2015) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professora contratada da Universidade Metropolitana de Santos (aulas presenciais e em EaD), horista do Centro Universitário da FEI. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente na formação de professores e nos seguintes temas: ensino de língua e de literatura, formação de leitores e literaturas africanas de língua portuguesa.

Irene da Silva Coelho

Professora Doutora

LICENCIATURA PLENA em LETRAS E PEDAGOGIA. Pós-Graduação em Língua portuguesa pela PUC-SP, MESTRADO em LETRAS (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo, DOUTORADO em FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA pela USP. Atua na área de Educação desde 1985 com Educação Infantil e posteriormente Ensino Fundamental. Foi coordenadora do Curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos na modalidade a distância (2.º semestre de 2014 ao 1º semestre de 2016) e atua na Graduação de Letras da UNIMES desde 2008. Foi professora dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Logística, da FATEC Baixada Santista. Foi professora dos cursos de Direito e Jornalismo. Desde 2016, atua como professora da Pós-Graduação em Ensino e Metodologia de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na UNIMES. Na Graduação Presencial,atua como professora do Curso de Direito e de Psicologia na disciplina de Língua Portuguesa e Redação. Trabalhou com formação de professores no período de 1999 a 2010 na PMS de Santos.Participou do Programa Bolsa Alfabetização como professora orientadora durante 03 anos no curso de Pedagogia com pesquisa aplicada. É parecerista da Revista Paideia da Universidade Metropolitana de Santos.É professora do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos desde o 2º semestre de 2015, nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa,Interdisciplinaridade e Alfabetização e Letramento.

Janaina Melques Fernandes

Professora Mestre

Graduação

Curso de Educação Física
Universidade Metodista de São Paulo
Ano de conclusão 2005

Curso Pedagogia
UNESP
Ano de conclusão 2012

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Gestão e Práticas Educacionais
Universidade Nove de Julho
Ano de conclusão 2015

Componentes curriculares na Graduação
Gestão dos espaços educativos e Práticas (presencial)
O lúdico e a brincadeira na Educação Infantil e Prática (Ea D)
TCC (EaD)




Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Santos (1980) e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (2004). Atualmente é professor titular do Governo do Estado de São Paulo, clt da Universidade Metropolitana de Santos, professor da Sociedade Visconde de São Leopoldo e professor assitente da Universidade Católica de Santos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em educação, epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento, alma, espiritualidade, complexidade, investigação e debate crítico.

Graduação: Pedagogia
Universidade: USP - Universidade de São Paulo
Ano de conclusão: 2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Currículo
Universidade: PUC-SP: Pontifícia Universidade católica de São Paulo
Ano de conclusão: 2013

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado:
Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação Currículo
Universidade: PUC-SP: Pontifícia Universidade católica de São Paulo
Ano de conclusão: 2018

Pós-doutorado concluído no Laboratório de Desenvolvimento de Vacinas do Instituto de Ciências Biomédicas II da Universidade de São Paulo, Departamento de Microbiologia. Projeto de pesquisa desenvolvido foi relacionado à uma imunoterapia vacinal para controlar tumores associados à infecção causada pelo vírus do papiloma humano (HPV) (abr/2014 - dez/2015). Doutora em Ciências, com ênfase em desenvolvimento de vacinas, pela Universidade de São Paulo (2014). Mestre em Saúde Coletiva, com ênfase na área de Ambiente e Saúde, pela Universidade Católica de Santos (2008). Graduada em Ciências Biológicas na Universidade Católica de Santos (2001). Técnica de laboratório, das áreas da saúde e biológicas, na Universidade Católica de Santos (2003 - 2008). Experiência em Imunologia e Biologia Molecular com ênfase em desenvolvimento de vacinas de subunidades com proteínas recombinantes; Experiência em Parasitologia com ênfase em parasitas de solo arenoso, como larva migrans, e parasitoses intestinais; Experiência em Protozoologia com ênfase em amebas de vida-livre dos gêneros Acanthamoeba e Naegleria; Experiência em Microbiologia com análise microbiológica de água; Experiência em Educação Ambiental. Atualmente ministra aulas no Curso de Ciências Biológicas EAD, na Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), e aulas de Ciências no Ensino fundamental II no município de Itanhaém, SP.

Graduação
Lic. Ed. Artística c/ Hab. em Artes Plásticas
Universidade de São Paulo
Ano de conclusão 2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Artes Visuais
Universidade de São Paulo
2010

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Artes Visuais
Universidade de São Paulo
2016

Componentes curriculares na Graduação
Arte e Processo de Criação II
Trabalho de Conclusão de Curso
Laboratório Virtual de Pedagogia – Núcleo de Aprofundamento (EF\G)
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Prática
Arte na Educação infantil e Práticas

Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1976), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1977), graduação em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1999) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).Exerceu função docente na educação básica, gestora pública ,nos cargos de Direção e Supervisão do sistema público de ensino. Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e professor - Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, nas modalidades Presencial e EaD,com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, políticas, alfabetização, leitura de mundo e letramento.

Maria Isabel de Abreu Souza

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
Fundação Lusíada
2005

Pós-Graduação Lato sensu
Psicopedagogia
Faculdade São Luiz de Jaboticabal
2007

Pós-Graduação Lato sensu
Libras – Educação do Surdo
Faculdades Integradas Espíritas
2009

Pós-Graduação Lato sensu
Docência para o Ensino Superior
UNIMES
2014

Pós-Graduação Lato
Educação Especial
Universidade Católica Dom Bosco
2013

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para o EaD
Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
2016

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Práticas Docentes no Ensino Fundamental
Unimes Em andamento – 4º semestre

Componentes curriculares na Graduação
LIBRAS, Orientação de TCC.

Componentes curriculares na Pós-Graduação
Pós – Graduação em Educação Inclusiva e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Maria José Marques

Professora Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor mestre da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.

Maria Luiza Miguel

Professora com Especialização

Graduação
Letras
Universidade Católica de Santos
1972

Graduação
Pedagogia
Faculdade e Instituto Superior de Educação Don Domênico
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD Virtual: tecnologias, técnicas e metodologias
Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Literatura Brasileira
Universidade de Guarulhos
1975

Pós-Graduação Lato sensu
Semântica
Universidade Católica de Santos de Santos
1973

Componentes curriculares na Graduação
Linguagens e Literatura Infantil e Prática;
Orientadora de TCC de Pedagogia;
Orientadora de TCC de Pós-graduação: Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.

Michel da Costa

Professor Mestre

Atualmente, cursando doutorado em educação matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (CAPES 5), mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2010), possui graduação em matematica pela Universidade Santa Cecilia (2000), graduação em Pedagogia - Don Domênico (2003). É titular de cargo efetivo de Diretor de Escola da Prefeitura Municipal de Cubatão, Professor Universitário da Universidade de Ribeirão Preto- Campus Guarujá, lecionando estatística para os cursos de administração, serviço social, logística, engenharia civil e pedagogia, sendo do último curso também coordenador. Professor na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) nos cursos presenciais e na modalidade à distância de licenciaturas em matemática e pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação estatística, competências para ensinar, resolução de problemas e formação de professores.

Graduação
Psicologia
Universidade Metodista de São Paulo
1977

Graduação
Pedagogia
Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes
1994

Pós-Graduação Lato sensu
Educação a Distância
SENAC
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Psicomotricidade
Universidade Gama Filho
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
Mestrado em Educação
Universidade Metodista de São Paulo
2013

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenação de Cursos
Pós-graduação: Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa e Pós-graduação: Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem online.

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO(1981), especialização em Distúrbios da audio comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1984), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos(2013) e aperfeicoamento em Letra e Vida - Formadores pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo(2005). Atualmente é PROFESSOR da Universidade Metropolitana de Santos, PROFESSOR da ESCOLA ESTADUAL MARECHAL ESDUARDO GOMES e Diretor da Escola Henrique Oswald

Rosanne da Silva Vieira

Professora Mestre

Possui Graduação em Processamento de Dados pela FATEC - BS - Faculdade de Tecnologia da Baixada Santista (2010); Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia da Informação - UFABC - Universidade Federal do ABC (2013


Sirlei Ivo Leite Zoccal

Professora Mestre

Mestra em Educação pela Universidade Católica de Santos (2011), Linha de Pesquisa: Formação e Profissionalização Docente. Pós- Graduada - Lato Sensu em Gestão Educacional, pela UNICAMP (2007); Especialista em Gestão Escolar; Psicopedagoga pela UniSantos(2006); licenciada pela UNESP em Pedagogia. Professora Universitária no Curso de Pedagogia na Universidade Metropolitana de Santos-UNIMES na modalidade presencial e no EaD, modalidade a distância, no Componente Curricular de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Alfabetização e Prática e na Universidade Católica de Santos - UniSantos, nos Componentes Curriculares de Coordenação e Prática de Gestão e Professora do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), com bolsa de pesquisa CAPES. Atua na Educação Básica da SEE/SP, desde 1986. Trabalha na formação continuada de educadores, tendo sido Coordenadora Geral e de Grupo do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - Letra e Vida (2002/2012). Exerce a função de Supervisora de Ensino na DER-Santos .

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2003), especialização em Língua e Literatura Portuguesa (1993/1994), especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior (1992/1993); especialização em Ficção Brasileira de Fundo Social (1973), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Itapetininga (1972), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1972), graduação em Pedagogia - DON DOMENICO (1977) e atualmente é professora da Universidade Metropolitana de Santos, trabalhando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, compreensão, comunicação, leitura e educação à distância.

Tathianni Cristini da Silva

Professora Doutora

Graduação
História
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia de Produção
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
2014

Pós-Graduação Stricto Sensu Pós-Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
Em Andamento

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia e Prática do Ensino de História I; Metodologia e Prática do Ensino de História II; Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Prática; Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Cultural e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

E-mail: adm.ead1@unimes.br

Horário:

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade