Inclusão Musical

Sobre o curso

OBJETIVOS DO CURSO

• Aquisição de ferramentas de aprendizado com a finalidade de aplicação prática nos contextos musicais;
• Orientação pedagógico-musical para a execução vocal de obras musicais (incluída em cada aula);
• Orientação sobre os elementos da linguagem musical para o desenvolvimento da percepção auditiva ao cantar e tocar flauta;
• Aplicação das propriedades do som, dos diferentes andamentos musicais, da subdivisão do tempo (seja em compassos simples ou compostos), da métrica musical, bem como noções básicas de tempo, ritmo, agógica;
• Desenvolvimento de noções básicas de como proceder num grupo musical, tocando ou cantando, na perspectiva da inclusão social;
• Investigações sobre processos criativos acerca da relação do corpo do som e do som do corpo, conscientizando o sujeito sobre seus potenciais de pesquisa corporal no que tange ao som e ao movimento;
• Apoiar a criação individual e coletiva, respeitando a forma de expressão de cada um dos componentes do grupo;
• Capacitação do aluno no entendimento das diferenças de inclusão e integração;
• Capacitação do aluno para a compreensão e utilização dos dispositivos de apoio e técnicas empregadas no método de musicalização;
• Compreensão das dificuldades de aprendizado pela pessoa com deficiência visual, observando na prática a eficácia do método de musicalização sem a necessidade do conhecimento do braile;
• Entendimento das principais dificuldades dos alunos cegos e com baixa visão ao relacionarem o aprendizado musical já existente e o desenvolvido pelo método de musicalização;
• Experimentação de técnicas de musicalização para pessoas com deficiência visual com a possibilidade de abrangência para pessoas com outras necessidades especiais;
• apresentação de canto e de banda – os discentes cantarão as músicas aprendidas em coro e tocarão instrumento flauta num “concerto” de encerramento.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

• O corpo e o tempo; o corpo e o espaço; o corpo no tempo e no espaço;
• A forma e a textura do som do corpo;
• O aluno em si e o conhecimento atual sobre deficiência e música;
• As propriedades do som: o som, o corpo, os Instrumentos, as notas musicais;
• Os conceitos de inclusão e integração, a história da inclusão, motivações para desenvolver grupos musicais com pessoas com deficiência, educação musical na maturidade, educação musical no Brasil e no mundo (ideias e ideais), musicografia braile e barreiras de acessibilidade;
• Entendimento do conceito prático e teórico de timbre através do instrumento corpo: a boca e a língua; as mãos, pulmão, diafragma e postura; utilização e identificação do timbre através de instrumentos musicais.

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Corpo Docente

Profª Me. Carla Crevelanti Marcilio
Profª Me. Ivanilde Lourenço Passos
Prof. Me. Paulo Eduardo Mauá
Profª Dra. Abigail Malavasi

Público-alvo

Pessoas com Deficiência Visual e/ou outras deficiências; educadores e interessados em trabalho ou pesquisa sobre musicalização com pessoas com deficiência e interessados em geral.

30 vagas

50h

3 PARCELAS DE R$ 180,00

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