Medicina, UNIMES

COMEC 2019 da Unimes recebe grandes nomes da Medicina no Brasil

15/10/2019

Organizado pelos estudantes de Medicina, evento será realizado nos dias 21 e 22 de outubro

Com o objetivo de capacitar os alunos com as maiores referências do Brasil, os estudantes do curso de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) promovem o 14º Congresso Médico Científico (COMEC 2019) nos dias 21 e 22 de outubro, no Parque Balneário Hotel (Av. Ana Costa, 555, Gonzaga, Santos-SP).

A expectativa é de 500 participantes, entre estudantes de Medicina da Unimes e de outras instituições. O Congresso Médico Científico (COMEC 2019) é um evento realizado pelos estudantes de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), que compõem a diretoria do Centro Acadêmico Dr. José Martins Fontes (C.A.M.F). O tradicional evento proporciona palestras, discussões e difusão do conhecimento científico da área da Saúde.

Nesta 14ª edição do evento, estarão presentes diversos nomes consagrados das Ciências Médicas do País, entre eles, o médico forense Dr. Guido Palomba, o cirurgião plástico Dr. Eduardo Fakiani, os pediatras Dr. Nildo Alves Batista e Dr. Jayme Murahovschi, o ortopedista e fisiologista Dr. Paulo Muzy, entre outros.

“Esse é uma edição totalmente nova. Trazemos inovação desde a escolha do lugar, fazendo fora da Universidade. Durante dois dias, a cidade de Santos recebe os maiores nomes da Medicina. O objetivo é justamente proporcionar grandes palestras com as maiores autoridades em diversas especialidades. É um ganho para os alunos, e a cidade também ganha referência na área”, explicou o presidente do CAMF Unimes, Alexandre Catena Volpe, que é aluno do 4º ano de Medicina da Universidade.

O discente também comenta que o congresso é totalmente tecnológico, reforçando a sustentabilidade para todo o público. “Não imprimimos banners, temos paineis de Led, totens, tudo que agregasse aos alunos. Aliás, esse é um evento feito pelos alunos, mas não só para alunos. É, também, para toda a comunidade da Baixada Santista”.

O COMEC 2019 tem apoio institucional da Prefeitura de Santos, apoios do Grupo Tribuna, CIESP, VMB Eventos, patrocínios Diamonds de Sapiência Pré-Vestibular, CellulaMater, Tiago Eventos, Marka, Akta Motors, MOB Midia, Unimed Santos e Mult Imagem; e os patrocínios gold da Auto Escola Capra e EGB Grafica Bernardi.

MEDICINA UNIMES 20 ANOS:
O curso de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes) completou 20 anos em 2018 e é considerado uma das referências de formação médica na Baixada Santista. Em 1997, a Unimes iniciou as atividades da Faculdade de Ciências da Saúde, com a graduação de Medicina. Desde 1998, a instituição mantém o convênio com o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Santos, considerada a mais antiga instituição assistencial e hospitalar em funcionamento do Brasil. A missão do curso de Medicina da Unimes é integrar o ensino, a pesquisa e a educação médica continuada na própria região, com o Hospital de Ensino, onde os estudantes realizam estágios e a residência médica. A internacionalização também é um dos destaques da graduação, propiciando estágios e intercâmbios em instituições conveniadas, como a Second University of Naples (Seconda Università degli Studi di Napoli), na Itália; Universidade de Aberdeen, na Escócia; Pontifícia Universidad Javeriana em Bogotá, na Colômbia; Universidade do Porto (para estudantes de Medicina que optam por estágios na área de Infectologia, no Hospital Universitário São José). É, também, o curso mais bem avaliado pelo Guia da Faculdade – Jornal Estadão, com quatro estrelas (e o único estrelado da região da Baixada Santista).

Programação – COMEC 2019:
21 de outubro (segunda-feira)

Credenciamento

8h30
Abertura Oficial

9h30
Palestra – Dr. Nildo Batista

10h30

Palestra – Prof. Dr. José Antonio Franchini Ramires

Intervalo/Almoço

14h45
Palestras – Dra. Neusa Bittar, Dra. Valéria Mendes, Dra. Mayla Hadid, Dra. Maria Paula Carvalhães