Destaques, Educação Física

Abertura da Semana da FEFIS tem medalhista olímpico e diretor geral do COB, além da psicóloga da CBSk

20/09/2021

Tradicional evento da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), a Semana da Faculdade de Educação Física de Santos – FEFIS teve início na noite desta segunda-feira (20/09/2021), pela Plataforma Zoom, com grandes nomes do esporte brasileiro e mundial.

A abertura foi feita pelo coordenador do curso de Educação Física (presencial e EaD), Marcelo Casati, falando da importância da FEFIS no contexto da história da Educação no Brasil, sendo a primeira faculdade de Educação Física do Brasil. A mediação ficou a cargo do professor Márcio Rodrigues dos Santos.

Com o contexto do ano de Jogos Olímpicos e Paralímpicos, realizados no começo do segundo semestre de 2021 em Tóquio, no Japão, a organização do evento convidou personalidades como Rogério Sampaio, medalhista olímpico de Judô nos Jogos Olímpicos de Barcelona (1992) e atual diretor geral do Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

Apresentando o Relatório Esportivo dos Jogos Olímpicos de Tóquio, Sampaio reforçou a meta mais importante que o Comitê conseguiu alcançar: a melhor campanha da história do Brasil nos Jogos Olímpicos. “O Brasil alcançou a 12ª colocação, abaixo somente de países de primeiro mundo, com uma política de Estado muito bem alicercada com o esporte, como EUA, China, Austrália, Holanda, Reino Unido, Japão, e por aí vai”, comentou o diretor do COB.

Foram 21 medalhas, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 8 de bronze (sendo 9 das mulheres e 12 dos homens). Ele ressaltou que o resultado positivo é fruto de investimento maior em capacitação de equipe multidisciplinar, com treinadores, nutricionistas e outros profissionais, além da aplicação do Programa de Preparação Olímpica (PPO´s), que detecta os melhores atletas dentro de confederações e os de Desenvolvimento (para atletas a partir de 16 anos que tem potencial para competir em Olimpíada)

“Estamos em crescimento, mas posso dizer com orgulho que o Brasil briga nas principais e mais competitivas modalidades olímpicas”, completou.

A segunda palestra da noite ficou a cargo de Juliane Jellmayer Fechio, psicóloga do esporte, coordenadora de área no Santos Futebol Clube e também na Confederação Brasileira de Skate (CBSk). Ela também foi docente do curso de Educação Física da UNIMES. “Foi a minha segunda casa durante 10, 11 anos. Uma alegria poder falar de Psicologia. A Psicologia do Esporte não cresce pela Psicologia, mas sim pela Educação Física. Mesmo que os profissionais de Educação Física não possam fazer a intervenção, que é uma área exclusiva para os psicólogos, há possibilidades imensas de pesquisa e ensino nesta área para vocês”, explicou aos alunos durante a palestra.

Para fechar o primeiro dia com chave de ouro, os alunos acompanharam uma palestra sobre usufruto de tecnologias no esporte com o professor Mario Pozzi, que atua na renomada Academia Brasileira de Treinadores do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), além de ser coordenador do CEFIT – Centro de Estudos de Fisiologia do Exercício e Treinamento.