Unimes recebe reunião com palestras sobre Prevenção da Transmissão da Sífilis

16/05/2018

Promovido pela Prefeitura de Santos, evento será realizado no dia 29 de maio, às 9h, no Auditório da FEFIS

Com o crescimento da incidência de sífilis em Santos - correspondente a um aumento de 60% dos casos adquiridos - o Departamento de Infectologia do curso de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), junto com a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Santos, realizam uma reunião sobre Investigação e Prevenção da Transmissão de Sífilis Congênita e Adquirida.

O evento é aberto à comunidade e aos estudantes das áreas de saúde (Medicina, Odontologia, Enfermagem e afins). Será realizado no dia 29 de maio, das 9h às 12h, no Auditório da FEFIS (3º andar), Campus Rosinha Viegas (entrada na Rua Barão de Paranapiacaba, nº 15).

CONTEXTO - A sífilis é uma doença infecto-contagiosa, sexualmente transmissível, causada pela bactéria Treponema pallidum. Pode também ser transmitida verticalmente, da mãe para o feto, por transfusão de sangue ou por contato direto com sangue contaminado.

Quando não tratada, a sífilis pode comprometer vários órgãos como olhos, pele, ossos, coração, cérebro e o sistema nervoso.

Confira a programação do evento:
Terça-feira (29 de maio)
9h - Abertura e apresentação da atividade
9h15 - Situação atual da sífilis (Drº Alcino Golegã - Epidemiologista do CCDI)
10h - Apresentação de 'Estudo Crítico da Sífilis em Gestantes na Baixada Santista' - Dados Preliminares (profº Drº Roberto Focaccia - Departamento de Infectologia do curso de Medicina da Unimes)
10h30 - Diagnóstico e tratamento (Drº Arnaldo Etzel - Médico infectologista do CCDI)
11h - Sífilis Congênita em Santos (Drº João Carlos Francez - Ginecologista do CCDI)

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade