Paratleta Vanessa Cristina vence a 28ª Meia Maratona Internacional de Lisboa

12/03/2018

Atleta da Unimes conquistou título inédito, completando a prova em 58min43s em percurso de 21 km

A temporada 2018 mal começou e a paratleta Vanessa Cristina (Unimes/Fast Wheels/Fupes/MSC) conquistou mais uma vitória na carreira. Na manhã deste domingo (11), ela disputou os 21km da Meia Maratona Internacional de Lisboa, em Portugal, e venceu a prova, completando o percurso em 58min43.

“Foi sensacional. Essa era uma das provas mais importantes para mim neste ano, que eu mais projetei vencer. E consegui. Estou vivendo um conto de fadas”, disse, emocionada, a atleta da Unimes, que compete representando a cidade de Santos na equipe Fast Wheels, comandada pelo técnico Eduardo Leonel. Ano passado, a atleta da Unimes ficou em 3º lugar na mesma competição de Lisboa. Depois da experiência, Vanessa treinou forte para garantir o lugar mais alto do pódio em 2018.

“Não foi fácil. Choveu muito e ventava forte, coisa de 65km/h, de uma forma que batia de frente com a cadeira de rodas. A gente não conseguia andar. Íamos de um lado, ventava, do outro, também. Fora o frio. Enfim, foi uma prova desafiante para todas as competidoras. Por isso, esse título veio de uma forma especial, representando o Brasil”, completou a paratleta de 28 anos.

Após vencer em Portugal, Vanessa volta ao Brasil nesta semana, visando outro desafio na temporada. “Meu foco agora é a Meia Maratona de Boston, que acontece em abril, nos Estados Unidos. Essas provas são muito importantes para os índices que preciso fazer, visando os Jogos Paralímpicos em 2020, no Japão”, explicou.

CONQUISTAS – Vanessa Cristina ficou conhecida no fim de 2017 pela vitória na categoria cadeirantes da São Silvestre, uma das provas mais importantes do atletismo nacional e internacional. Além da Meia Maratona em Portugal, a atleta já coleciona seis medalhas na Etapa Regional São Paulo do Circuito Paralímpico somente neste ano, sendo quatro de ouro nas categorias 400m, 800m, 1.500m e 5.000m.

Além de competir nas pistas Brasil afora, Vanessa vive também uma nova empreitada na sua vida: está cursando o 1º semestre de Educação Física da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), na FEFIS.

“É um sonho realizado. Sempre quis cursar uma graduação. Conseguir uma bolsa de estudos na área de Educação Física é incrível, porque posso reunir o que aprendo nas competições com a teoria em sala de aula. Só tenho a agradecer aos diretores e reitores da Unimes por apostarem em mim”.

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade