#PratadaCasa Egresso da Unimes Virtual desenvolve dança-teatro para cadeirantes

07/02/2018

Mateus Vasconcelos, de 27 anos, desenvolveu método próprio para criar a primeira Cia do segmento no Vale do Paraíba

Com muita sensibilidade e talento, o ex-aluno Mateus Vasconcelos, do curso de Artes Visuais e de Pedagogia da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes), criou o projeto Dançando sobre Rodas, na cidade de Taubaté, Vale do Paraíba, em São Paulo.

Ao lado da dançarina Gabriela Carvalho, ele desenvolveu um método próprio para ministrar aulas de dança inclusiva no ano de 2015. "Como minha parceira de dança é cadeirante, comecei a estudar mais possibilidades de ajudar e fazer com que ela superasse suas limitações. O estudo é constante e eterno, pois a cada aula descobrimos formas de conhecer o corpo e, acima de tudo, desenvolver nossa arte", explica Mateus.

Hoje com cinco alunas cadeirantes e com paralisia cerebral, o coreógrafo e bailarino realiza apresentações com a Cia Dançando Sobre Rodas em diversas cidades pelo Brasil, incluindo eventos importantes, como a Virada Cultural Paulista, Semana Inclusiva, apresentações no SESC e congressos. Atualmente, foi convidado a se apresentar em Barcelona, na Espanha, e busca apoiadores para custear as passagens de seus bailarinos.

Formado em Pedagogia no ano de 2014 e Artes Visuais em 2017, ambos pelo Polo Taubaté, Mateus, de 27 anos, ressalta a importância de ter estudado na Unimes para desenvolver seu trabalho. "Hoje em dia, olho as coisas com de uma forma mais amorosa, como se a minha carreira fosse um quadro, onde a Universidade me permitiu 'pintar' essa profissão. Os dois cursos contribuíram para ter uma visão mais ampla do mundo e estimulou minha curiosidade, buscando a excelência no que faço", concluiu.

Para conhecer o trabalho, acesse a página no Facebook: www.facebook.com/dancasinclusiva

  • Image 1
  • Formado em Pedagogia e Artes Visuais, o ex-aluno desenvolveu um método próprio para trabalhar a dança inclusiva

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade