História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza e da Matemática

Lato Sensu

Área:

Ciências da Natureza

• Enfatizar questões relacionadas à História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza e da Matemática e o seu uso em estratégias didáticas, analisando e focalizando diferentes contribuições que esses elementos fornecem ou poderão fornecer ao processo de ensino e aprendizagem.

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós-graduação lato sensu em História, Filosofia e Sociologia das Ciências da Natureza e da Matemática.

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Coordenador do Curso: Profª Dra. Auriluci de Carvalho Figueiredo

Conteúdo do Curso

Coordenador do Curso: Prof. Me. Marco Antonio Di Pinto

Auriluci de Carvalho Figueiredo

Professora Doutora | Coordenador(a)

Licenciada em Matemática
Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Santos
Ano de conclusão: 1979

Pós-Graduação Lato Senso
Especialização em Educação Matemática
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Ano de conclusão: 1988

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC
Ano de conclusão: 2000

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC
Ano de conclusão: 2007

Componentes curriculares na Graduação
Estatística, Estudos Estatísticos e Educação, Estatística Indutiva; Fundamentos da Álgebra; Fundamentos da Geometria; Geometria Analítica, Estatística Aplicada a Pesquisa de Mercado.

Coordenação de Cursos
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática EAD e Presencial

Possui graduação em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002) e mestrado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Atualmente atua como professora de Química em ensino a distância e como coordenadora do curso de Licenciatura em Química da Unimes Virtual.

Juliana Janaína Tavares Nóbrega

Professora Doutoranda

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Santos (2008),Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2011), e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (2013). Atualmente é professora estável - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; coordenadora do curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Metropolitana de Santos (EAD) e professora dos cursos de Licenciatura presenciais da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e Educação a Distância.

Maurício Nunes Lobo

Professor Mestre

Doutorando em Urbanismo pela Universidade de Lisboa, Portugal (início em 2017). Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP (2004) e Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998 e 2001). Atualmente é coordenador e professor do Curso de História da Universidade Metropolitana de Santos ministrando as disciplinas:História Antiga, História Moderna etc. Também atua como coordenador do curso de Licenciatura em História na modalidade à distância da mesma instituição. Tem experiência na área de ensino à distância, tendo atuando como designer instrucional e professor da Educação à Distância da Universidade Metropolitana de Santos, junto a diversos cursos da Faculdade de Educação e Ciências Humanas (Pedagogia, Artes, História, Ciências Sociais e outros, desde 2005). Tem experiência em trabalho nos ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle e Teleduc. Atua também nos seguintes temas: História da Cidade; Fotografia como Documento Social, História da Fotografia no Brasil.

Coordenador do Curso: Profª Dra. Auriluci de Carvalho Figueiredo

secretaria.posead@unimes.br

60 pólos

TIRE SUAS DÚVIDAS