Docência e Pesquisa para o Ensino Superior

410 horas

Tipo:

Lato Sensu

Área:

Ciências Humanas

• Curso de pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior:
• Compreender a natureza, organização e função histórica, social e política da educação:
• Refletir e discutir com base na L.D.B.E.N a estrutura e organização do Ensino Superior;
• Conceituar as diferentes concepções didáticas estabelecendo uma relação da teoria com a prática e com a natureza do processo de ensino e os procedimentos metodológicos, em especial no Ensino Superior;
• Conceituar a natureza e função do planejamento em educação para o Ensino Superior.

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior:

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Carga Horária: 410 horas.

Coordenador do Curso: Profª Drª Eliana Nardelli de Camargo

Conteúdo do Curso

Políticas Educacionais: Fundamentos e Gestão
O Ensino Superior e a L.D.B.E.N.
História da Educação Brasileira
Metodologia da Pesquisa Científica
Psicologia da Educação
Metodologia e Prática do Ensino Superior
Didática no Ensino Superior
TCC

Eliana Nardelli de Camargo

Professora Doutora | Coordenador(a)

Possui licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), bacharelado em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1986), mestrado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atua na Universidade Metropolitana de Santos em EaD - UNIMES Virtual - , como professora dos cursos de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação lato sensu. Componente do Núcleo docente Estruturante - NDE - do Curso de Licenciatura em Pedagogia. É coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior e Educação Infantil. É editora da revista Paidei@, Revista Científica de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente em gestão escolar, reorientação curricular, formação de professores e desenvolvimento profissional do professor.

Doroti de Oliveira Rosa Macedo

Professora Especialista

Graduação
Pedagogia
Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mogi das Cruzes
1970

Pós-Graduação Lato sensu
Metodologia e Didática do Ensino Superior
Faculdade D. Domênico
1996

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD virtual: tecnologias, técnicas e metodologias Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Educação
Universidad Europea del Atlántico Em andamento

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Uma análise das políticas públicas no Ensino Fundamental – a utilização das TIC nos currículos das IES da Região Metropolitana de Santos.

Coordenação de Curso
Coordenadora Licenciatura em Pedagogia

Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1976), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1977), graduação em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1999) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).Exerceu função docente na educação básica, gestora pública ,nos cargos de Direção e Supervisão do sistema público de ensino. Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e professor - Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, nas modalidades Presencial e EaD,com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, políticas, alfabetização, leitura de mundo e letramento.

Michel da Costa

Professor Mestre

Atualmente, cursando doutorado em educação matemática pela Universidade Anhanguera de São Paulo (CAPES 5), mestre em Educação Matemática pela Universidade Bandeirante de São Paulo (2010), possui graduação em matematica pela Universidade Santa Cecilia (2000), graduação em Pedagogia - Don Domênico (2003). É titular de cargo efetivo de Diretor de Escola da Prefeitura Municipal de Cubatão, Professor Universitário da Universidade de Ribeirão Preto- Campus Guarujá, lecionando estatística para os cursos de administração, serviço social, logística, engenharia civil e pedagogia, sendo do último curso também coordenador. Professor na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) nos cursos presenciais e na modalidade à distância de licenciaturas em matemática e pedagogia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação estatística, competências para ensinar, resolução de problemas e formação de professores.

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO(1981), especialização em Distúrbios da audio comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1984), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos(2013) e aperfeicoamento em Letra e Vida - Formadores pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo(2005). Atualmente é PROFESSOR da Universidade Metropolitana de Santos, PROFESSOR da ESCOLA ESTADUAL MARECHAL ESDUARDO GOMES e Diretor da Escola Henrique Oswald

• Curso de pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior:
• Compreender a natureza, organização e função histórica, social e política da educação:
• Refletir e discutir com base na L.D.B.E.N a estrutura e organização do Ensino Superior;
• Conceituar as diferentes concepções didáticas estabelecendo uma relação da teoria com a prática e com a natureza do processo de ensino e os procedimentos metodológicos, em especial no Ensino Superior;
• Conceituar a natureza e função do planejamento em educação para o Ensino Superior.

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior:

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Carga Horária: 410 horas.

Coordenador do Curso: Profª Drª Eliana Nardelli de Camargo

secretaria.posead@unimes.br

60 pólos

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade