Coordenador pedagógico e a Prática Educativa

410 horas

Tipo:

Lato Sensu

Área:

Ciências Humanas

• Capacitar profissionais da área da educação na gestão escolar pedagógica e na prática educativa que se realiza na escola.

• Propiciar a realização de um projeto pedagógico participativo, levando em conta a avaliação em suas dimensões.

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós-graduação lato sensu em Coordenador Pedagógico e Prática Educativa.

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Carga Horária: 410 horas.

Coordenador do Curso: Profa. Me. Neuza Maria de Souza Feitoza

Conteúdo do Curso

-Aprendizagem e Desenvolvimento de Competências no Contexto Escolar
-Avaliação na escola e Avaliação da Escola
-A Identidade do Coordenador Pedagógico
-A construção do Projeto Político Pedagógico
-Conselho de Classe – Tensões e Desafios
-Formação de Professores – Saberes e Prática
-Metodologia da Pesquisa Científica
-TCC

Neuza Maria de Souza Feitoza

Professora Mestre | Coordenador(a)

Graduação
Psicologia
Universidade Metodista de São Paulo
1977

Graduação
Pedagogia
Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes
1994

Pós-Graduação Lato sensu
Educação a Distância
SENAC
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Psicomotricidade
Universidade Gama Filho
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
Mestrado em Educação
Universidade Metodista de São Paulo
2013

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenação de Cursos
Pós-graduação: Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa e Pós-graduação: Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem online.

Alcielle dos Santos

Professora Mestre

DOUTORANDA no Programa Psicologia da Educação da PUC/SP. MESTRE EM EDUCAÇÃO, programa Formação de Formadores. Pós-graduada em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional pela Universidade Católica de Brasília. Licenciada em PEDAGOGIA, também possui graduação em DIREITO pela Universidade Católica de Santos e em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Fundação Lusiada. Atualmente é professora universitária na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e atua como formadora de professores e equipes pedagógicas.

Eliana Nardelli de Camargo

Professora Doutora

Possui licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), bacharelado em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1986), mestrado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atua na Universidade Metropolitana de Santos em EaD - UNIMES Virtual - , como professora dos cursos de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação lato sensu. Componente do Núcleo docente Estruturante - NDE - do Curso de Licenciatura em Pedagogia. É coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior e Educação Infantil. É editora da revista Paidei@, Revista Científica de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente em gestão escolar, reorientação curricular, formação de professores e desenvolvimento profissional do professor.

Elisabeth dos Santos Tavares

Professora Doutora

Possui doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2003) e graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (1975). É professora do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos, Colaboradora como Avaliadora do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anysio Teixeira avaliando curso de Licenciatura em Pedagogia nas modalidades presencial e a distância, Membro do Conselho Universitário da UNIMES - CONSUN, Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Universidade Metropolitana de Santos e Coordenadora de Projetos de Inovação e Formação da Equipe Gestora do Colégio Novo. Tem experiência na área de Educação Básica por 25 anos e como Gestora Regional de Ensino em Santos, realizando estudos nas seguintes temáticas: política educacional - descentralização - gestão, políticas de Educação a Distância, utilização de TICs no Ensino Fundamental.

Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1976), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1977), graduação em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1999) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).Exerceu função docente na educação básica, gestora pública ,nos cargos de Direção e Supervisão do sistema público de ensino. Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e professor - Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, nas modalidades Presencial e EaD,com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, políticas, alfabetização, leitura de mundo e letramento.

Sueidy Pithon Suyeyassu

Professora Mestre

Doutoranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (2016), Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Pós-graduada pela Universidade Norte do Paraná em Gestão e Organização Escolar (2011) e Pela Faculdade Drumond em Docência Para o Ensino Superior. Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2010). Atuação profissional no Brasil e Japão em docência escolar, administração escolar, coordenação escolar, atendimento aos pais e alunos, idealização e desenvolvimento de projetos multiculturais.

• Capacitar profissionais da área da educação na gestão escolar pedagógica e na prática educativa que se realiza na escola.

• Propiciar a realização de um projeto pedagógico participativo, levando em conta a avaliação em suas dimensões.

Informações do curso

O curso de pós-graduação contempla componentes curriculares, organizados em 4 módulos de estudos sendo o último módulo o que contempla exclusivamente o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Especificidade: Pós-graduação lato sensu em Coordenador Pedagógico e Prática Educativa.

Duração: O tempo de integralização, ou seja, o período de conclusão do curso é de no mínimo 10 meses, excluídos o recesso de janeiro e as férias regulamentares em julho e no máximo de 24 meses.

Carga Horária: 410 horas.

Coordenador do Curso: Profa. Me. Neuza Maria de Souza Feitoza

secretaria.posead@unimes.br

60 pólos

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