Pós Graduação Lato Sensu em Comércio Exterior e os Projetos Logísticos

22 meses

360h horas

Tipo:

Lato Sensu

Área:

Ciências Sociais

Esclarecer e mostrar que o aperfeiçoamento do Comércio Exterior no Brasil, na Região Sudeste, no estado de São Paulo e na região Metropolitana da Baixada Santista são essenciais para estabelecer novos processos estratégicos no país, pois, mesmo que ele representa uma grande parcela do PIB brasileiro, o que parece ser muito, é pífio, quando comparado com o comércio mundial, equivalente a menos de 2% e que é fundamental que a Logística seja repensada e implementada de forma adequada nas organizações, de forma que seja possível identificar os desafios e as oportunidades relacionadas às atividades principais e de apoio da Logística; que seja possível buscar ideias e soluções para os problemas logísticos regionais, estadual e até nacional e que seja possível surgir melhorias e inovações que visem o aumento da eficiência, da eficácia e da efetividade, através da agregação de valor, geração de recursos, por meio da redução de custos, do aumento do nível de serviço ofertado ao cliente e do estabelecimento de diferenciais competitivos.

OBJETIVOS GERAIS DO CURSO
Desenvolver competências profissionais e individuais que promovam e estimulem a eficácia, eficiência e efetividade em Comércio Exterior e em suas necessidades Logísticas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO CURSO
Desenvolver competências específicas na: gestão dos fluxos; na racionalização dos processos; no uso da tecnologia da informação; no desenvolvimento de visão crítica e da cadeia de valor na organização; na valorização do capital humano e dos clientes; na negociação corporativa; na análise e solução de problemas; no aumento da produtividade; na identificação e redução de custos; no aumento da competitividade; tudo isso em ambiente saudável e ético de comprometimento social e ambiental.

PÚBLICO ALVO
Profissionais graduados em nível superior, empresários, diretores, gerentes de micros, pequenas, médias e grandes empresas; gestor, profissional e empregado da iniciativa pública e privada; e representantes e membros da classe política da Região Metropolitana da Baixada Santista e Grande São Paulo.

Conteúdo do Curso

Módulo Estrutural:
1- Geopolítica do Comércio Internacional
2- Ética e Compliance nos Negócios
3- Processos de Comércio Exterior (fundamentação)
4- Processos Logísticos (fundamentação)
5- Aspectos Tributários no Comércio Exterior e na Logística
6- Direito Aplicado ao Comércio Exterior e à Logística
7- Sistemas Financeiros, Seguros e Operação de Câmbio

Módulo Tático Operacional:
8- Operações de Exportação e Importação
9- Logística Abastecimento
10- Logística de Operações, Apoio e Distribuição
11- Gestão de Terminais Portuários e Aeroportuários
12- Práticas de Comércio e Logística Internacional
13- Optativa 1 (Línguas estrangeiras – espanhol e inglês)

Módulo Estratégico Analítico:
14- Inovações Tecnológicas Aplicadas em Comércio Exterior e em Logística
15- Marketing e Negociação Internacional
16- Projetos de Comércio Internacional e Logísticos
17- Análise e Solução de Problemas em Comércio Exterior e em Logística
18- Auditoria em Comércio Exterior e em Logística
19- Metodologia Científica e entrega da Monografia.

Marcelo Garcez Lopes

Professor Especialista | Coordenador(a)

Coordenador do curso de Pós-Graduação presencial na UNIMES, Lato Sensu – Gestão da Logística Integrada. Mestrando em Desenvolvimento de Projetos de Inovação e Produto, previsto para terminar em 2018; Pós-Graduado Lato Sensu – MBA em Logística pela FGV – 2015; Pós-Graduado Lato Sensu – MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Gestão e Desenvolvimento de Pessoas pela FGV – 2007; Graduando Licenciatura em Pedagogia, pela UNISANTA, previsto para terminar em 2018; Graduando em curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, pela UNIP, previsto para terminar em 2017; Graduado Bacharel em Administração pela UNIMES - 2004. Sócio Diretor da empresa Amaral & Garcez Consultoria, Assessoria e Representação Ltda ME; Experiência de 07 anos como docente em instituição de Ensino Universitário, UNIMES, onde atua com Professor nas áreas de Administração, Superior de Tecnologia em Logística e Superior Tecnologia em Comércio Exterior desde 2010; Experiência de mais 31 anos como Técnico, Coordenador e Gestor em Terminais de Petróleo, Gás e Biocombustíveis e na movimentação desses produtos nos modais Terrestre, Aquaviário e Dutoviário, no Sistema Petrobras.

Marcos Fernandez Nardi

Professor Mestre

Graduação
Administração com ênfase em Logística e Transportes
Universidade Metropolitana de Santos
2004

Pós-Graduação Lato sensu
Especialização em Ecoturismo Planejamento e Interpretação
Universidade Federal de Lavras
2008

Pós-Graduação Lato sensu
MBA Executivo de Gestão Empresarial com Ênfase em Negócios Internacionais
Fundação Getúlio Vargas
2010

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Sustentabilidade de Ecossistemas Costeiros e Marinhos
Universidade Santa Cecília
2016

Componentes curriculares na Graduação
Planejamento de Tráfego - Shipping;
Planejamento e Operação de Terminais;
Gestão de Compras, Armazenagem e Estoques;
Sistema de Informação Logística;
Trabalho em Equipe, Gestão de Conflitos e Negociação.

Rafael Alves Pedrosa

Professor Mestre

Consultor de Logística Portuária e de Transportes, com graduação em Administração, Logística e Transporte Multimodal, Comércio Exterior e Gestão Portuária; Pós Graduação em Gestão de Comércio Exterior e Logística ; MBA em Docência do Ensino Superior pela Fundação Getúlio Vargas - FGV; Mestre em Sustentabilidade de Sistemas Costeiros com dissertação voltada a Dragagem de Aprofundamento do Porto de Santos/SP; Doutorando em Planejamento e Gestão do Território pela Universidade Federal do ABC (UFABC) com tese voltada ao impactos da expansão portuária do Porto de Santos na integração porto/cidade. Autor e organizador de livros e capítulos de livros relacionados a sua área de atuação.Coordenador de projetos de pesquisa e revisor de periódicos ligados as áreas de Logística e Comércio Exterior e planejamento territorial e urbano. Professor conteudista de cursos superiores em EaD. Possui cursos de atualização nas áreas de Administração, Logística e Comércio Exterior, fez intercâmbio na Argentina adquirindo fluência no idioma Espanhol, além de participar constantemente de fóruns destinados a estas áreas. Com experiências na coordenação de Logística e transportes em empresas multinacionais sendo responsável pelo planejamento de distribuição e Logística das regiões Sul e Sudeste do país. Tendo sido contemplado com o prêmio de Melhor ideia inovadora 2010 . Atuou ainda no papel de Coordenador de Operações Portuárias. Já na docência foi contemplado com o prêmio Mérito Docente por atuação acadêmica destacada.

A PESQUISA, serão duas linhas de pesquisa:



1. Práticas inovadoras de Comércio Exterior e de Logística

Constitui esta linha de pesquisa, estudos que abrangem questões teóricas e práticas presentes nas atividades de Comércio Exterior e de Logística, desenvolvidas em qualquer entidade de iniciativa pública ou privada, tendo em vista a proposição de intervenções de projetos inovadores que visem a busca da melhoria desses processos.



2. Análise e solução de problemas em Comércio Exterior e em Logística.

Compreendem o escopo desta linha de pesquisa, a análise de problemas que abrangem as questões práticas presentes nos problemas nas atividades de Comércio Exterior e de Logística, desenvolvidas em qualquer entidade de iniciativa pública ou privada, partindo das experiências dos alunos e da reflexão sobre elas, tendo em vista a proposição de soluções e intervenções que visem a busca da melhoria desses processos logísticos.

Duração: 22 meses
secretaria.pospresencial@unimes.br
Local: Av. Conselheiro Nébias, 536 - Encruzilhada - Santos

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade