Práticas Docentes no Ensino Fundamental

Mestrado Profissional

A Universidade Metropolitana de Santos, em cumprimento a sua missão institucional de promover o desenvolvimento regional, propôs, de modo inédito, um Mestrado Profissional em Práticas Docentes do Ensino Fundamental, contando com a adesão imediata da Secretaria Municipal de Educação de Santos.

A iniciativa resultou de um processo de amadurecimento interno dos profissionais envolvidos com os cursos de Licenciatura e da possibilidade vislumbrada de proporcionar o aprofundamento em pesquisas educacionais para os professores da rede pública de Ensino Fundamental, acreditando em seu potencial de transformação das realidades investigadas.

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO:

Práticas Docentes no Ensino Fundamental

RECOMENDADO PELA CAPES

Processo nº 609/2014. Aprovação Publicada 10/04/2015

COORDENAÇÃO

Prof. Dra. Luana Carramilo Going

Público Alvo

Professores do Ensino Fundamental da rede pública e privada dos municípios da Baixada Santista

Objetivo

Formar profissionais solidamente preparados para desenvolver pesquisas sobre o cotidiano de suas práticas e nelas atuarem de maneira inovadora e autônoma, compreendendo que a relação ensino-aprendizagem ocorre de modo interdisciplinar e interligado aos demais contextos sociais na perspectiva da aprendizagem emancipatória.Formação do professor-pesquisador em stricto sensu,  com vistas a atender as necessidades locais, regionais, nacionais na perspectiva  da igualdade de oportunidades às crianças, prioritariamente da educação pública do Ensino Fundamental.

1. Área de Concentração: Práticas Docentes no Ensino Fundamental.

O Programa de Pós Graduação Práticas Docentes no Ensino Fundamental, nível Mestrado Profissional, insere-se na área de Ensino privilegiando a articulação entre os conhecimentos escolares dos diferentes campos disciplinares que compõem os itinerários de formação no Ensino Fundamental. Construído para trabalhar com professores de diferentes modalidades da formação inicial, a Área de Concentração Práticas Docentes no Ensino Fundamental ancora-se em uma concepção de docência que imbrica os conhecimentos científicos relativos às disciplinas escolares e as didáticas especificas, a partir de um referencial que se fundamenta na contextualização histórica, na interdisciplinaridade e na problematização crítico-reflexiva. O itinerário de formação priorizado neste Programa e estruturado a partir desta Área de Concentração buscará aprimorar os conhecimentos, as habilidades práticas e as atitudes dos professores comprometidas com a formação dos alunos: prática docente e pesquisa em relações de complementaridade e retroalimentação, entendendo o processo de construção da competência pedagógica, um devir permanente e tornando necessário articular os saberes produzidos na universidade aos saberes emanados do cotidiano da prática pedagógica no Ensino Fundamental.

1. Linhas de Pesquisa

As linhas de pesquisa estão organizadas de forma a classificar as dissertações ou materiais instrucionais produzidos pelos alunos como requisito para a obtenção do título de mestre.

• Linha 1: Ensino Aprendizagem no Ensino Fundamental

Constituem esta linha de pesquisa (a) estudos que abranjam questões teóricas e metodológicas presentes nas práticas docentes desenvolvidas nos espaços educativos do Ensino Fundamental, tendo em vista a proposição de intervenções educacionais inovadoras para o ensino no contexto escolar e (b) estudos sobre conexões e múltiplas determinações entre fundamentos epistemológicos, históricos, pedagógicos e ético-político dos campos disciplinares, buscando construir reflexões críticas e proposições sobre  as práticas docentes.

2.2 Linha 2: Docência e práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental

Compreendem o escopo desta Linha (a) pesquisas que abrangem a análise de práticas colaborativas e interdisciplinares na formação de educadores do Ensino Fundamental, partindo das experiências dos professores e da reflexão sobre elas; (b) investigações que envolvam referenciais teóricos para o desenvolvimento da docência no que se refere ao planejamento, currículo e metodologias de ensino; (c) estudos sobre as relações entre os diferentes conteúdos escolares, formas de produção, apreensão e construção do conhecimento por meio de diferentes linguagens.