Educação Especial

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humana

A Licenciatura em Educação Especial abrange o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias para atuação na docência de alunos portadores de necessidades especiais. Os participantes estudam as deficiências físicas, visuais, auditivas e mentais que exigem cuidados especiais na aprendizagem e desenvolvimento das crianças em uma perspectiva da educação inclusiva. Egressos do programa podem atuar na docência e no apoio aos professores que atendem alunos inclusos.

Área de atuação

Docência na Educação Especial, apoio a professores com crianças inclusas, instituições que atuam com crianças e jovens com deficiência.

Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Resolução: CEPE/CONSUN Nº 23/17
Coordenador (CV lattes): Profª Me Marisa Vicente Catta Preta

Disciplinas:

Primeiro Semestre
Comunicação, Educação e Tecnologias
Sociologia da Educação
Leitura e Produção de Texto *
Fundamentos da Educação Inclusiva
Políticas Públicas em Educação Inclusiva

Segundo Semestre
História e Filosofia da Educação *
Psicologia da Educação
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Formação Docente e Educação Inclusiva
Educação Inclusiva

Terceiro Semestre
Didática, Concepções e Prática Pedagógica
Política e Organização da Educação Básica *
Transtornos Invasivos do Desenvolvimento Diagnóstico e Intervenção
Educação Inclusiva da Pessoa com Deficiência
Superdotação e Altas Habilidades

Quarto Semestre
Avaliação Educacional *
Metodologia da Pesquisa Científica
Fundamentos da Neurofisiologia e Neuropsicologia
Educação e Diversidade
Psicomotricidade

Quinto Semestre
Transtornos do Neurodesenvolvimento
Deficiências Múltiplas: Fundamentos e Metodologias*
Deficiência Auditiva: Fundamentos e Metodologias
Deficiência Visual: Fundamentos e Metodologias
Disciplina Optativa

Sexto Semestre
Acessibilidade e Tecnologias Assistivas *
Planejamento Educacional e Prática
Deficiência Intelectual: Fundamentos e Metodologias
Seminários Temáticos I
Disciplina Optativa

Sétimo Semestre
Afetividade e Sexualidade na Educação Inclusiva
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem *
Currículo: Teoria e Prática
Seminários Temáticos II
Disciplina Optativa

Oitavo Semestre
Transtornos e Distúrbios – Dificuldades de Aprendizagem
Práticas Inclusivas na Educação Especial*
Humanidade, Educação e Cidadania
Disciplina Optativa

* Matriz Curricular nos termos da Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015.

Marisa Vicente Catta Preta

Professora Mestre | Coordenador(a)

Graduação
Psicologia
UNIP
1990

Pós-Graduação Lato sensu
Cinesiologia psicológica
Instituto Sedes Sapientiae
1998

Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado
Psicologia Clínica pelo Núcleo de estudos junguianos
PUC
2009

Componentes curriculares na Graduação
Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Uma análise das políticas públicas no Ensino Fundamental – a utilização das TIC nos currículos das IES da Região Metropolitana de Santos

Coordenação de Cursos
Licenciatura em Educação Especial, Pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Inclusiva.

Maria Isabel de Abreu Souza

Professora Mestre

Graduação
Pedagogia
Fundação Lusíada
2005

Pós-Graduação Lato sensu
Psicopedagogia
Faculdade São Luiz de Jaboticabal
2007

Pós-Graduação Lato sensu
Libras – Educação do Surdo
Faculdades Integradas Espíritas
2009

Pós-Graduação Lato sensu
Docência para o Ensino Superior
UNIMES
2014

Pós-Graduação Lato
Educação Especial
Universidade Católica Dom Bosco
2013

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para o EaD
Universidade do Oeste Paulista - Unoeste
2016

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Práticas Docentes no Ensino Fundamental
Unimes Em andamento – 4º semestre

Componentes curriculares na Graduação
LIBRAS, Orientação de TCC.

Componentes curriculares na Pós-Graduação
Pós – Graduação em Educação Inclusiva e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Graduação
Psicologia
Universidade Metodista de São Paulo
1977

Graduação
Pedagogia
Universidade Santa Cecilia dos Bandeirantes
1994

Pós-Graduação Lato sensu
Educação a Distância
SENAC
2008

Pós-Graduação Lato sensu
Psicomotricidade
Universidade Gama Filho
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado)
Mestrado em Educação
Universidade Metodista de São Paulo
2013

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos Teóricos da Aprendizagem e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

Coordenação de Cursos
Pós-graduação: Coordenador Pedagógico e a Prática Educativa e Pós-graduação: Formação Pedagógica: Tecnologias para Gestão da Aprendizagem online.

Patricia Cortes Nogueira

Professora Mestre

Graduada em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestre em Astronomia pelo Observatório Nacional (2005). Tem experiência em Astronomia, com ênfase em Astrofísica Relativística. Desde 2016, atua como docente nas licenciaturas de Física, Matemática, Química e Ciências Biológicas na modalidade de ensino à distância da Universidade Metropolitana de Santos.

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO(1981), especialização em Distúrbios da audio comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1984), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos(2013) e aperfeicoamento em Letra e Vida - Formadores pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo(2005). Atualmente é PROFESSOR da Universidade Metropolitana de Santos, PROFESSOR da ESCOLA ESTADUAL MARECHAL ESDUARDO GOMES e Diretor da Escola Henrique Oswald

Graduação
Psicologia
Unificado Paulista – UNIP/SP
1982

Pós-Graduação Lato sensu
Psico-oncologia
UNIFESP
1992

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Psicologia Clínica
PUC/SP
1991

Componentes curriculares na Graduação
Psicologia da Educação e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

adm.ead2@unimes.br

160 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade