Artes Visuais

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas

O curso forma professores para o ensino de artes em instituições públicas e privadas. Prepara o profissional, abrangendo atividades interdisciplinares, a partir da relação com outras áreas do conhecimento. Visa o desenvolvimento de habilidades e competências voltadas à pesquisa da cultura e do universo das artes visuais.

Área de Atuação



Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio



Informações do curso



Especificidade: licenciatura

Duração: 8 semestres

Coordenador (CV lattes): Rubens de Souza

Autorização do Curso: Resolução da Reitora n° 011/2006

Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES nº 319 de 21/07/2016 – publicado no D.O.U. em 22/07/2016

Disciplinas:

Primeiro Semestre
Comunicação, Educação e Tecnologias
Sociologia da Educação
Leitura e Produção de Texto *
Arte e Processo de Criação I
Arte Popular, Folclore e Cultura Brasileira

Segundo Semestre
História e Filosofia da Educação *
Psicologia da Educação
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Arte e Processo de Criação II
Estética e História da Arte Mundial I

Terceiro Semestre
Didática, Concepções e Prática Pedagógica
Política e Organização da Educação Básica *
Desenvolvimento Expressivo Infantojuvenil e Processos Educativos
Arte, Cultura Visual e Educação das Relações Étnico-Raciais
Estética e História da Arte Mundial II

Quarto Semestre
Avaliação Educacional
Metodologia da Pesquisa Científica
Estética e História da Arte Brasileira I
Fundamentos de Expressão e Linguagem Bidimensional I
Fundamentos de Expressão e Comunicação *

Quinto Semestre
Fundamentos de Expressão e Linguagem Bidimensional II
Fundamentos de Expressão e Linguagem Tridimensional
Estética e História da Arte Brasileira II
Fundamentos da Música na Educação *
Disciplina Optativa

Sexto Semestre
Fundamentos de Expressão e Linguagem Bidimensional III
Fundamentos de Museologia e Espaços Expositivos
Metodologia e Prática de Ensino da Arte Educação I
Seminários Temáticos I *
Disciplina Optativa

Sétimo Semestre
Fundamentos das Artes Cênicas na Educação
Fundamentos de Expressão e Linguagem em Multimeios
Metodologia e Prática de Ensino da Arte e Educação II
Seminários Temáticos II *
Disciplina Optativa

Oitavo Semestre
Processos de Criação em Artes Visuais na Contemporaneidade *
Audiovisual e Animação
Linguagem Gráfica
Comunicação Digital

* Matriz Curricular nos termos da Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015 e na Resolução CNE/CES n° 1 de 16 de janeiro de 2009.

Rubens de Souza

Professor Mestre | Coordenador(a)

Possui graduação em Artes Plásticas pela Faculdades Integradas Teresa Ávila, pós-graduação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Instituto de Artes SP e mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos. Iniciou sua carreira como docente em 1988, sendo que obteve vivência no ensino superior, a partir de 2000. Na carreira acadêmica, iniciada em 01/08/2000, ocupou inúmeras funções em colegiados, docência e coordenação, desenvolveu pesquisa, publicou trabalhos científicos, orientando programas de iniciação científica e especialização. Lecionou disciplinas na área da comunicação social, publicidade e propaganda e jornalismo, pedagogia e artes visuais e atua como docente e pesquisador. Ainda, tem vivências no Ensino a Distância, com experiência em atendimento presencial, elaboração de conteúdos on-line, vídeo aula e tutoria. Atuou como organizador do "Simpósio Internacional - Meio Ambiente". Foi sócio proprietário da agência de publicidade Art Imagem Publicidade e Propaganda, na área de mídia impressa, digital e ilustração. Atua principalmente nos seguintes temas: Representação Bidimensional e Novas Tecnologias para Cursos vinculados às áreas de Artes e Pedagogia, Produção Gráfica, Design Gráfico e Web Design para os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Metodologia Científica, para iniciação científica. Vivências e experiência em EAD.

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi diretora de escola do Governo do Estado de São Paulo de 1996 a julho de 2016. Atualmente é professora da graduação e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), bem como coordenadora do curso de Psicologia da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação e currículo, psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, inclusão escolar, letramento, alfabetização e formação continuada de professores.

Graduação
Licenciatura em Letras Português e Espanhol
Universidade Católica de Santos - UNISANTOS
2003

Pós-Graduação Lato sensu
Ensino de Espanhol para Brasileiros
Pontifícia Universidade de São Paulo - PUC
2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Linguística
Universidade de Franca
2016

Componentes curriculares na Graduação
Língua Portuguesa II – História da Língua;
Introdução aos Estudos Linguísticos;
Introdução aos Estudos Literários.

Ana Kalassa El Banat

Professora Doutora

Graduação
Bacharelado e licenciatura em Educação Artística
UNICAMP
1990

Pós-Graduação Stricto sensu Mestrado
Mestrado em Artes
UNICAMP
1996

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em História
PUC SP
2005

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia e Prática de ensino da Arte Educação I
Metodologia e Prática de ensino da Arte Educação II
Arte na Educação infantil e Práticas
TCC – (1 grupo)

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Doutora em Educação (2016), Mestre em Educação (2004) e Pedagoga (1999) formada pela Universidade Estadual Paulista;Júlio de Mesquita Filho; - UNESP / Campus de Marília. Possuo experiência na área de Educação como professora da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e na formação de professores atuando nas áreas da Educação Infantil e Metodologia Científica. Produção científica sob seguintes temas: Teoria Histórico-cultural, Educação Infantil, Pedagogia Freinet, Práticas de Ensino, Desenvolvimento Infantil e Papel da Educação para o Desenvolvimento Infantil. Atualmente, leciono na Educação Infantil de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Cubatão e na Formação de Professores na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES.

Erika Karnauchovas Franco

Professora Mestre

Graduação
Graduação em Dança
Universidade Metropolitana de Santos, UNIMES, Santos, Brasil.
1996

Graduação em Educação Artística.
Universidade Santa Cecília, UNISANTA, Santos, Brasil.
1992

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Artes Cênicas
Instituto de Artes da Unesp, IA UNESP, Brasil
2008

Componentes curriculares na Graduação
Arte e Processo de Criação II; Fundamentos da Expressão e Ling. Bidimensional II; Fundamentos de Expressão e Ling. Tridimensional I; Fundamentos das Artes Cênicas na Educação; TCC.

Fátima Regina Sans Martini

Professora Mestre

Graduação
Faculdade de Artes Plásticas
UNISANTA
1993

Pós-Graduação Lato sensu
História da Arte
Fundação Armando Álvares Penteado
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestre em Artes Visuais com Abordagens Teóricas, Históricas e Culturais
UNESP
2004

Componentes curriculares na Graduação
Estética e História da Arte Mundial I;
Estética e História da Arte Mundial II;
Estética e História da Arte Brasileira I;
TCC.

Graduação
Tradutor e Intérprete - Português/Inglês
Centro Universitário Ibero-Americano
1982

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
2001

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos de Expressão e Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso, Língua Portuguesa IV: Redação Acadêmica

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Literatura cultura e interdisciplinariedade no Ensino Fundamental / Laboratório de Arte, Ensino e Formação da Identidade Docente.

Possui graduação em Música - habilitação em instrumento: oboé pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1994), graduação em Música - habilitação em composição e regência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1988), mestrado e doutorado em Música pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995 e 2012, respectivamente). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música

Luciano de Abreu Tavares

Professor Doutor

Graduação
Bacharel em Artes Plásticas
Licenciatura Plena em Educação Artística
Faculdade Paulista de Artes
2000

Licenciatura em Ciências Sociais (em andamento)
Faculdade Paulista de Artes
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
2017

Pós-Graduação Lato sensu
Design, Produção e Tecnologia Gráfica
Universidade Anhembi Morumbi
2003

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História da Ciência Pontifícia
Universidade Católica de São Paulo – PUC - SP
2005

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
História da Ciência
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUCSP
2010

Componentes curriculares na Graduação
Estética e História da Arte Brasileira II; Fundamentos de Expressão e Linguagem Bidimensional III; Fundamentos de Expressão e Linguagem em Multimeios; TCC.

Márcia Campos dos Santos

Professora Mestre

Graduação
Licenciatura em Educação Artística
UNISANTA
1986

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Artes (Conceito CAPES 5).
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP
2006

Componentes curriculares na Graduação
Arte Contemporânea

Graduação
Lic. Ed. Artística c/ Hab. em Artes Plásticas
Universidade de São Paulo
Ano de conclusão 2006

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Artes Visuais
Universidade de São Paulo
2010

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Artes Visuais
Universidade de São Paulo
2016

Componentes curriculares na Graduação
Arte e Processo de Criação II
Trabalho de Conclusão de Curso
Laboratório Virtual de Pedagogia – Núcleo de Aprofundamento (EF\G)
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes e Prática
Arte na Educação infantil e Práticas

Maria Luiza Miguel

Professora com Especialização

Graduação
Letras
Universidade Católica de Santos
1972

Graduação
Pedagogia
Faculdade e Instituto Superior de Educação Don Domênico
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD Virtual: tecnologias, técnicas e metodologias
Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Literatura Brasileira
Universidade de Guarulhos
1975

Pós-Graduação Lato sensu
Semântica
Universidade Católica de Santos de Santos
1973

Componentes curriculares na Graduação
Linguagens e Literatura Infantil e Prática;
Orientadora de TCC de Pedagogia;
Orientadora de TCC de Pós-graduação: Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras - Português (1970) e Mestrado em Literatura Portuguesa (1978), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de Leitura e Produção de Texto dos cursos de Tecnologia e de Serviço Social da Universidade Metropolitana de Santos (modalidade a distância) e de Introdução aos Estudos Literários e Redação Acadêmica no curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos (modalidade a distância), além de orientadora de TCC. Coordenou o curso de Letras dessa Universidade entre os anos de 2008 (2º semestre) e 2014 (1º semestre). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Produção textual e Formação de professores de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, literaturas em língua portuguesa e docência.

Silvana Brunelli

Professora Doutora

Graduação
Farmácia e Bioquímica
Universidade de São Paulo, FCF- USP, Brasil.
1984

Artes Plásticas
Universidade de São Paulo, CAP/ECA-USP, Brasil
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Artes
Universidade de São Paulo, CAP/ECA-USP, Brasil
2000

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Artes
Universidade de São Paulo, CAP/ECA-USP, Brasil
2007

Componentes curriculares na Graduação
Arte Popular, Folclore e Cultura Brasileira;
Arte, Cultura Visual e Educação das Relações Étnico-Raciais Fundamentos de Expressão e Linguagem Bidimensional I;
TCC.

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2003), especialização em Língua e Literatura Portuguesa (1993/1994), especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior (1992/1993); especialização em Ficção Brasileira de Fundo Social (1973), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Itapetininga (1972), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1972), graduação em Pedagogia - DON DOMENICO (1977) e atualmente é professora da Universidade Metropolitana de Santos, trabalhando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, compreensão, comunicação, leitura e educação à distância.

adm.ead2@unimes.br

160 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade