Unimes | Graduação

Matemática

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Exatas

O curso capacita ao exercício da docência em Matemática o que supõe uma visão de seu papel social de educador e capacidade de se inserir em diversas realidades com sensibilidade para interpretar as ações dos educandos, visão da contribuição que a aprendizagem da Matemática pode oferecer à formação dos indivíduos para o exercício de sua cidadania, visão de que o conhecimento matemático pode e deve ser acessível a todos, e consciência de seu papel na superação dos preconceitos, traduzidos pela angústia, inércia ou rejeição, que muitas vezes ainda estão presentes no ensino-aprendizagem da disciplina. O profissional terá ainda habilidade de identificar, formular e resolver problemas na sua área de aplicação, utilizando rigor lógico-científico na análise de situação-problema.

Área de Atuação


Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio


Informações do curso


Especificidade: licenciatura (Matemática)
Duração: 6 semestres
Coordenador: Profª Dra. Auriluci de Carvalho Figueiredo
Autorização do Curso: Resolução CEPE/ CONSUN – n° 011/2006
Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES n° 227 de 22/05/2013 publicada no D.O.U. em 23/05/2013.

Disciplinas:

Primeiro Semestre
Comunicação, Educação e Tecnologias
Sociologia da Educação
Leitura e Produção de Texto *
Fundamentos da Geometria – Geo - Euclidiana
Probabilidade
Fundamentos da Matemática I


Segundo Semestre
História e Filosofia da Educação *
Psicologia da Educação
Língua Brasileira de Sinais - Libras
Teoria dos números I
Fundamentos da Matemática II
História e Filosofia da Ciência


Terceiro Semestre
Didática, Concepções e Prática Pedagógica
Política e Organização da Educação Básica *
Cálculo Diferencial e Integral I
Geometria Analítica e Valores
Fundamentos da Álgebra
Teoria dos Números II

Quarto Semestre
Avaliação Educacional
Metodologia da Pesquisa Científica
Cálculo Diferencial e Integral II
Álgebra Linear
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática I
Seminários Temáticos I *


Quinto Semestre
Estatística
Metodologia e Prática do Ensino da Matemática II
Física I – Geral e Experimental
Cálculo Diferencial Integral III
Seminários Temáticos II *
Disciplina Optativa


Sexto Semestre
Cálculo Numérico
Aplicativos de Informática para a Matemática *
Fundamentos da Análise
Estatística Indutiva (nova)
Disciplina Optativa


* Matriz Curricular nos termos da Resolução CNE/CP Nº 2, de 1º de julho de 2015 e na Resolução CNE/CES nº 3 de 18 de fevereiro de 2003.

Auriluci de Carvalho Figueiredo

Professora Doutora | Coordenador(a)

Graduação
Licenciada em Matemática
Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Santos
Ano de conclusão: 1979

Pós-Graduação Lato Senso
Especialização em Educação Matemática
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Ano de conclusão: 1988

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC
Ano de conclusão: 2000

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Doutorado em Educação Matemática
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC
Ano de conclusão: 2007

Componentes curriculares na Graduação
Estatística, Estudos Estatísticos e Educação, Estatística Indutiva; Fundamentos da Álgebra; Fundamentos da Geometria; Geometria Analítica, Estatística Aplicada a Pesquisa de Mercado.

Coordenação de Cursos
Coordenadora do Curso de Licenciatura em Matemática EAD e Presencial

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi diretora de escola do Governo do Estado de São Paulo de 1996 a julho de 2016. Atualmente é professora da graduação e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), bem como coordenadora do curso de Psicologia da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação e currículo, psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, inclusão escolar, letramento, alfabetização e formação continuada de professores.

Alcielle dos Santos

Professora Mestre

DOUTORANDA no Programa Psicologia da Educação da PUC/SP. MESTRE EM EDUCAÇÃO, programa Formação de Formadores. Pós-graduada em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional pela Universidade Católica de Brasília. Licenciada em PEDAGOGIA, também possui graduação em DIREITO pela Universidade Católica de Santos e em ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS pela Fundação Lusiada. Atualmente é professora universitária na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) e atua como formadora de professores e equipes pedagógicas.

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Doutora em Educação (2016), Mestre em Educação (2004) e Pedagoga (1999) formada pela Universidade Estadual Paulista;Júlio de Mesquita Filho; - UNESP / Campus de Marília. Possuo experiência na área de Educação como professora da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e na formação de professores atuando nas áreas da Educação Infantil e Metodologia Científica. Produção científica sob seguintes temas: Teoria Histórico-cultural, Educação Infantil, Pedagogia Freinet, Práticas de Ensino, Desenvolvimento Infantil e Papel da Educação para o Desenvolvimento Infantil. Atualmente, leciono na Educação Infantil de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Cubatão e na Formação de Professores na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES.

Possui graduação em Ciências e Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Católica de Santos (1979), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Guarulhos (1995) e mestrado em Educação pela Universidade Metodista de São Paulo (2005). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem, principalmente nos seguintes temas: educação, metodologia, formação de professor, tecnologias para a educação. Pesquisadora em Educação Matemática atua na formação de professores e recuperação de alunos com dificuldades de aprendizagem. Pesquisa e atua em projeto de Alfabetização Matemática (PNAIC 2013-2016). Atua como professora na UNIMES, Universidade Metropolitana de Santos, como professora para cursos presenciais e EAD (Educação a Distância), para Licenciatura em Matemática e curso Administração.

Graduação
Tradutor e Intérprete - Português/Inglês
Centro Universitário Ibero-Americano
1982

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
Comunicação e Semiótica
PUC-SP
2001

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos de Expressão e Comunicação, Trabalho de Conclusão de Curso, Língua Portuguesa IV: Redação Acadêmica

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Literatura cultura e interdisciplinariedade no Ensino Fundamental / Laboratório de Arte, Ensino e Formação da Identidade Docente.

Concluiu o curso de Mestrado em Matemática pela Universidade Federal do ABC no ano de 2013 e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal Fluminense em dezembro de 2004. Participou dos Projetos Pedagógicos de Implantação dos Cursos de Engenharia Civil e Produção da Universidade Ribeirão Preto. Participou também do Projeto de Elaboração do Plano de Curso Técnico em Manutenção Aeronaves ministrado pelo Centro Paula Souza. Possui experiência e cursos em EAD. Especializando em Teorias, Métodos e Práticas na EAD na Univesp. Atualmente é Professor Universitário na Unimes e tutor na Universidade Estadual do Estado de São Paulo.

Graduação
Engenharia Electrotécnica
Universidade de Coimbra Portugal Ano de conclusão
1977

Graduação
Licenciatura em Matemática
Faculdade de Filosofia Ciência e Letras de Santos
1988

Pós-Graduação Lato Senso
Especialização em Computação e Sistemas Digitais
Universidade Santa Cecília - Santos
1995

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Mestrado em Educação
Centro Universitário Monte Serrat - Unimonte
2002

Componentes Curriculares na Graduação
Cálculo Diferencial e Integral II

Marcelo Eduardo Pereira

Professor Mestre

Licenciado em Matemática pela Universidade Católica de Santos (1996). Mestre em Ensino de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Áreas de interesse: 1. Educação Matemática: Álgebra na Escola Básica e no Ensino Superior; Provas e demonstrações na Matemática Escolar; Ensino de Cálculo. 2. Matemática: Álgebra (Teoria dos números e Álgebra Linear); Análise Matemática. 3. Matemática e música. Atualmente professor da Universidade Católica de Santos (Unisantos), do Centro Universitário Monte Serrat (Unimonte) e da Universidade Metropolitana (Unimes).

Professora de Matemática com aperfeiçoamento em Tópicos de Estatística e mestra em Ciências pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo (IMEUSP). Tem experiência em pesquisas e projetos na área de Informática na Educação e Educação Matemática. Atualmente, leciona nos cursos de Licenciatura em Matemática e Pedagogia na Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES).

Marco Antonio Di Pinto

Professor Mestre

Possui mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é Professor de graduação da Universidade Católica de Santos - Unisantos , Professor de graduação da Universidade Paulista - Unip, Professor de graduação da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação de Campinas - Esamc , Professor de graduação da Universidade Metropolitana de Santos - Unimes, Parecerista da Revista Paidéi@ - ISSN: 1982-6109, e professor do ensino médio do Colégio Objetivo em Santos, Guarujá e São Vicente. Foi Professor tutor da Olímpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP); foi Coordenador do curso de Licenciatura em Matemática da UNIMES VIRTUAL, e professor ensino médio do Colégio Santa Cecília e Universitas.

Maria José Marques

Professora Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor mestre da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.

Maria Luiza Miguel

Professora com Especialização

Graduação
Letras
Universidade Católica de Santos
1972

Graduação
Pedagogia
Faculdade e Instituto Superior de Educação Don Domênico
1981

Pós-Graduação Lato sensu
Design Instrucional para EaD Virtual: tecnologias, técnicas e metodologias
Universidade Federal de Itajubá
2011

Pós-Graduação Lato sensu
Literatura Brasileira
Universidade de Guarulhos
1975

Pós-Graduação Lato sensu
Semântica
Universidade Católica de Santos de Santos
1973

Componentes curriculares na Graduação
Linguagens e Literatura Infantil e Prática;
Orientadora de TCC de Pedagogia;
Orientadora de TCC de Pós-graduação: Docência e Pesquisa para o Ensino Superior.

Possui Graduação (Bacharelado e Licenciatura) em Letras - Português (1970) e Mestrado em Literatura Portuguesa (1978), ambos pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora de Leitura e Produção de Texto dos cursos de Tecnologia e de Serviço Social da Universidade Metropolitana de Santos (modalidade a distância) e de Introdução aos Estudos Literários e Redação Acadêmica no curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos (modalidade a distância), além de orientadora de TCC. Coordenou o curso de Letras dessa Universidade entre os anos de 2008 (2º semestre) e 2014 (1º semestre). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, Produção textual e Formação de professores de Língua Portuguesa, atuando principalmente nos seguintes temas: produção textual, literaturas em língua portuguesa e docência.

Mariana Carolina de Assis

Professora Mestre

Graduação
Bacharelado em Física
Unicamp
2009

Licenciatura em Matemática
Unicamp
2005

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
UNICAMP
2013

Componentes curriculares na Graduação
EaD - Licenciatura em Física, Eletricidade, Aplicativos de Informática para a Física, Termologia / Física II, Teoria dos Números I.

EAD – Gestão de Tecnologia da Informação; Criptografia e Segurança da Informação.

Presencial – Licenciatura em Matemática; Cálculo Diferencial e Integral I; Física Teórica.




Maurício Nunes Lobo

Professor Mestre

Doutorando em Urbanismo pela Universidade de Lisboa, Portugal (início em 2017). Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP (2004) e Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998 e 2001). Atualmente é coordenador e professor do Curso de História da Universidade Metropolitana de Santos ministrando as disciplinas:História Antiga, História Moderna etc. Também atua como coordenador do curso de Licenciatura em História na modalidade à distância da mesma instituição. Tem experiência na área de ensino à distância, tendo atuando como designer instrucional e professor da Educação à Distância da Universidade Metropolitana de Santos, junto a diversos cursos da Faculdade de Educação e Ciências Humanas (Pedagogia, Artes, História, Ciências Sociais e outros, desde 2005). Tem experiência em trabalho nos ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle e Teleduc. Atua também nos seguintes temas: História da Cidade; Fotografia como Documento Social, História da Fotografia no Brasil.

Nanci Lancha Novo

Professora Doutora

Possui graduação em História pela Universidade de São Paulo (1975) e doutorado em História Econômica pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professora das seguintes instituições de ensino superior: Universidade Metropolitana de Santos / UNIMES -Graduação, em Licenciatura de História e Geografia (modalidade presencial), UNIMES Virtual, Cursos de Licenciatura em História, Geografia, Pedagogia, Artes, Ciências Sociais e Letras. Fundação Lusíada /Santos, Departamento de Ciências Exatas, Humanas e da Educação, Curso de Bacharelado em Relações Internacionais e Administração. Docente convidada na Universidade Santa Cecília/Santos, em Curso de Pós-Graduação em Patrimônio. Possui experiência como videoconferencista e tutora em cursos de formação continuada de professores a distância desenvolvidos em parceria da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo com a Fundação Carlos Alberto Vanzolini e a Fundação Padre Anchieta/TV Cultura e Escola de Formação de Professores/SP. Possui experiência nas áreas de História, História da Educação, Teoria e Metodologia do Ensino de História, Patrimônio Cultural, Economia Brasileira, Educação e Trabalho, Sociologia do Trabalho, Educação de Jovens e Adultos, Metodologia Científica, entre outras.

Patricia Cortes Nogueira

Professora Mestre

Graduada em Bacharelado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e mestre em Astronomia pelo Observatório Nacional (2005). Tem experiência em Astronomia, com ênfase em Astrofísica Relativística. Desde 2016, atua como docente nas licenciaturas de Física, Matemática, Química e Ciências Biológicas na modalidade de ensino à distância da Universidade Metropolitana de Santos.

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO(1981), especialização em Distúrbios da audio comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1984), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos(2013) e aperfeicoamento em Letra e Vida - Formadores pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo(2005). Atualmente é PROFESSOR da Universidade Metropolitana de Santos, PROFESSOR da ESCOLA ESTADUAL MARECHAL ESDUARDO GOMES e Diretor da Escola Henrique Oswald

Rubens de Souza

Professor Mestre

Possui graduação em Artes Plásticas pela Faculdades Integradas Teresa Ávila, pós-graduação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Instituto de Artes SP e mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos. Iniciou sua carreira como docente em 1988, sendo que obteve vivência no ensino superior, a partir de 2000. Na carreira acadêmica, iniciada em 01/08/2000, ocupou inúmeras funções em colegiados, docência e coordenação, desenvolveu pesquisa, publicou trabalhos científicos, orientando programas de iniciação científica e especialização. Lecionou disciplinas na área da comunicação social, publicidade e propaganda e jornalismo, pedagogia e artes visuais e atua como docente e pesquisador. Ainda, tem vivências no Ensino a Distância, com experiência em atendimento presencial, elaboração de conteúdos on-line, vídeo aula e tutoria. Atuou como organizador do "Simpósio Internacional - Meio Ambiente". Foi sócio proprietário da agência de publicidade Art Imagem Publicidade e Propaganda, na área de mídia impressa, digital e ilustração. Atua principalmente nos seguintes temas: Representação Bidimensional e Novas Tecnologias para Cursos vinculados às áreas de Artes e Pedagogia, Produção Gráfica, Design Gráfico e Web Design para os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Metodologia Científica, para iniciação científica. Vivências e experiência em EAD.

Sueidy Pithon Suyeyassu

Professora Mestre

Doutoranda em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica (2016), Mestra em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2014). Pós-graduada pela Universidade Norte do Paraná em Gestão e Organização Escolar (2011) e Pela Faculdade Drumond em Docência Para o Ensino Superior. Graduada em Pedagogia pela Universidade Norte do Paraná (2010). Atuação profissional no Brasil e Japão em docência escolar, administração escolar, coordenação escolar, atendimento aos pais e alunos, idealização e desenvolvimento de projetos multiculturais.

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2003), especialização em Língua e Literatura Portuguesa (1993/1994), especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior (1992/1993); especialização em Ficção Brasileira de Fundo Social (1973), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Itapetininga (1972), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1972), graduação em Pedagogia - DON DOMENICO (1977) e atualmente é professora da Universidade Metropolitana de Santos, trabalhando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, compreensão, comunicação, leitura e educação à distância.

adm.ead2@unimes.br

160 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade