Unimes | Graduação

Filosofia

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas

O curso de Licenciatura em Filosofia tem por objetivo formar o professor-filósofo-pesquisador, com o conhecimento histórico filosófico sólido e fortalecimento de uma postura crítica-questionadora e habilitado para a docência no Ensino Fundamental e Médio e preparado para iniciação e inserção na pesquisa.

Área de atuação


Docência para o Ensino Fundamental – anos finais e Ensino Médio


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador (CV lattes): Profª. Me. Juliana Janaina Tavares Nóbrega
Autorização do Curso: Resolução da CEPE/ CONSUN – n° 011/2006
Reconhecimento do Curso: Reconhecido pela portaria SERES n°487 de 31/05/2017. Publicado no D.O.U. em 01/06/2017.

Disciplinas:

Primeiro Semestre
Comunicação, Educação e Tecnologias
Sociologia da Educação
Leitura e Produção de Texto *
Introdução à Filosofia
História da Filosofia Grega I
Tópicos Especiais em Filosofia

Segundo Semestre
História e Filosofia da Educação *
Psicologia da Educação
Língua Brasileira de Sinais - Libras
História da Filosofia Grega II
Lógica I
Estética

Terceiro Semestre
Didática, Concepções e Prática Pedagógica
Política e Organização da Educação Básica *
Teoria do Conhecimento
História da Filosofia Medieval
História da Filosofia Moderna I
Ética

Quarto Semestre
Avaliação Educacional
Metodologia da Pesquisa Científica
História da Filosofia Moderna II
Metodologia e Prática do Ensino de Filosofia I
Filosofia das Ciências Sociais
Seminários Temáticos I *

Quinto Semestre
Metodologia e Prática do Ensino de Filosofia II
História da Filosofia Contemporânea I
Lógica II
História e Filosofia da Ciência
Seminários Temáticos II *
Disciplina Optativa

Sexto Semestre
Antropologia Filosófica
História da Filosofia Contemporânea II
Filosofia da Linguagem
Filosofia Política * (nova)
Disciplina Optativa


* Matriz Curricular nos termos da Resolução CNE/CP Nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 e Resolução CNE/CP Nº 2, de 19 de fevereiro de 2002.

Juliana Janaína Tavares Nóbrega

Professora Doutoranda | Coordenador(a)

Doutoranda em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas, possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade Católica de Santos (2008),Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de São Carlos (2011), e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (2013). Atualmente é professora estável - Secretaria de Educação do Estado de São Paulo; coordenadora do curso de licenciatura em Filosofia da Universidade Metropolitana de Santos (EAD) e professora dos cursos de Licenciatura presenciais da mesma universidade. Tem experiência na área de Educação, Filosofia e Educação a Distância.

Abigail Malavasi

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Universidade de Mogi das Cruzes (1980), graduação em Pedagogia pela Universidade Nove de Julho (1984), mestrado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Foi diretora de escola do Governo do Estado de São Paulo de 1996 a julho de 2016. Atualmente é professora da graduação e do Mestrado Profissional Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), bem como coordenadora do curso de Psicologia da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em gestão educacional e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: didática, avaliação e currículo, psicologia da aprendizagem e do desenvolvimento, inclusão escolar, letramento, alfabetização e formação continuada de professores.

Alan dos Santos

Professor Mestre

Doutorando em Educação, Artes e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2017); cursou duas disciplinas em Direito Econômico (com ênfase em Filosofia do Direito) pela Universidad Internacional Iberoamericana - UNINI México (2017); Mestre em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com pesquisa em Michel Foucault e Hakim Bey, com bolsa da Capes-DS (2016). Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS (2013). Publicou os livros "TAZ (Zonas Autônomas Temporárias) como Prática de Liberdade e Resistência Política" (2017), pela Rizoma Editorial, e "Subjetividade e liberdade em Michel Foucault: subjetivação da liberdade contra a normatização biopolítica" (2017), pela Novas Edições Acadêmicas. Integra atualmente o quadro de funcionários da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), exercendo a função de docente-EAD no curso de licenciatura em Filosofia, em jornada parcial de 12 horas/aula por semana. Participou do grupo de pesquisa FiloPol (Filosofia e Política Contemporânea), da UNIFESP, registrado no CNPq, coordenado pelo professor doutor Edson Luís de Almeida Teles. Por fim, possui também experiência na área de Comércio Internacional. Possui formação na área.

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Doutora em Educação (2016), Mestre em Educação (2004) e Pedagoga (1999) formada pela Universidade Estadual Paulista;Júlio de Mesquita Filho; - UNESP / Campus de Marília. Possuo experiência na área de Educação como professora da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e na formação de professores atuando nas áreas da Educação Infantil e Metodologia Científica. Produção científica sob seguintes temas: Teoria Histórico-cultural, Educação Infantil, Pedagogia Freinet, Práticas de Ensino, Desenvolvimento Infantil e Papel da Educação para o Desenvolvimento Infantil. Atualmente, leciono na Educação Infantil de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Cubatão e na Formação de Professores na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES.

Cesar Mangolin de Barros

Professor Doutor

Possui graduação em Ciências Sociais pela Fundação Santo André (2003), mestrado em Educação pela Umesp (2007) e doutorado em Filosofia, área de Pensamento Ético-Político, pela Unicamp (2017). Atualmente é professor de cursos de graduação da Unimes e Esamc (Santos), da FPG e FALS (Praia Grande) e professor da pós-graduação lato sensu da Unifai e UMESP.

César Mangolin de Barros

Professor Doutor

Graduação
BACHARELADO E LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
FUNDAÇÃO SANTO ANDRÉ
2003

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
MESTRADO EM EDUCAÇÃO
UMESP – UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
2007

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado Filosofia
UNICAMP – UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
2017

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos da Antropologia;
Sociedade e Cultura;
Teoria do Conhecimento;
Filosofia das Ciências Sociais;
Ética.

Eliana Nardelli de Camargo

Professora Doutora

Possui licenciatura em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), bacharelado em Língua e Literatura Portuguesas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1986), mestrado em Jornalismo pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Educação: Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006). Atua na Universidade Metropolitana de Santos em EaD - UNIMES Virtual - , como professora dos cursos de licenciaturas, bacharelados e pós-graduação lato sensu. Componente do Núcleo docente Estruturante - NDE - do Curso de Licenciatura em Pedagogia. É coordenadora dos cursos de pós-graduação lato sensu em Docência e Pesquisa para o Ensino Superior e Educação Infantil. É editora da revista Paidei@, Revista Científica de Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Escolar, atuando principalmente em gestão escolar, reorientação curricular, formação de professores e desenvolvimento profissional do professor.

Irene da Silva Coelho

Professora Doutora

LICENCIATURA PLENA em LETRAS E PEDAGOGIA. Pós-Graduação em Língua portuguesa pela PUC-SP, MESTRADO em LETRAS (Letras Clássicas) pela Universidade de São Paulo, DOUTORADO em FILOLOGIA E LÍNGUA PORTUGUESA pela USP. Atua na área de Educação desde 1985 com Educação Infantil e posteriormente Ensino Fundamental. Foi coordenadora do Curso de Letras da Universidade Metropolitana de Santos na modalidade a distância (2.º semestre de 2014 ao 1º semestre de 2016) e atua na Graduação de Letras da UNIMES desde 2008. Foi professora dos cursos de Bacharelado em Sistemas de Informação, Logística, da FATEC Baixada Santista. Foi professora dos cursos de Direito e Jornalismo. Desde 2016, atua como professora da Pós-Graduação em Ensino e Metodologia de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa na UNIMES. Na Graduação Presencial,atua como professora do Curso de Direito e de Psicologia na disciplina de Língua Portuguesa e Redação. Trabalhou com formação de professores no período de 1999 a 2010 na PMS de Santos.Participou do Programa Bolsa Alfabetização como professora orientadora durante 03 anos no curso de Pedagogia com pesquisa aplicada. É parecerista da Revista Paideia da Universidade Metropolitana de Santos.É professora do curso de Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos desde o 2º semestre de 2015, nas disciplinas de Metodologia da Pesquisa,Interdisciplinaridade e Alfabetização e Letramento.

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Santos (1980) e mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos (2004). Atualmente é professor titular do Governo do Estado de São Paulo, clt da Universidade Metropolitana de Santos, professor da Sociedade Visconde de São Leopoldo e professor assitente da Universidade Católica de Santos. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em educação, epistemologia, atuando principalmente nos seguintes temas: conhecimento, alma, espiritualidade, complexidade, investigação e debate crítico.

Possui graduação em Estudos Sociais pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1976), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (1977), graduação em História pela Universidade Bandeirante de São Paulo (1999) e mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005).Exerceu função docente na educação básica, gestora pública ,nos cargos de Direção e Supervisão do sistema público de ensino. Atualmente é professor titular da Universidade Metropolitana de Santos, professor titular da Universidade Metropolitana de Santos e professor - Educação a Distância. Tem experiência na área de Educação, nas modalidades Presencial e EaD,com ênfase em Políticas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: aprendizagem, políticas, alfabetização, leitura de mundo e letramento.

Maria José Marques

Professora Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor mestre da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.

Mariza Galvão

Professora Mestre

Possui mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo, com graduação em Filosofia pela Faculdade de São Bento, teologia pelo Itesp (Instituto teológico São Paulo) e Administração de empresas pela Universidade Metropolitana de Santos. Atualmente é professora da (Unisantos) Universidade Católica de Santos, conteudista e professora tutora de ensino a distância (EAD - licenciaturas e bacharelados) da Universidade metropolitana de Santos (Unimes Virtual). também é professora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em: ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR do Cenro Universitário Salesiano de São Paulo (UniSal). Tem experiência na área de Teologia, Educação, Filosofia e Educação a Distância.

Maurício Nunes Lobo

Professor Mestre

Doutorando em Urbanismo pela Universidade de Lisboa, Portugal (início em 2017). Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP (2004) e Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998 e 2001). Atualmente é coordenador e professor do Curso de História da Universidade Metropolitana de Santos ministrando as disciplinas:História Antiga, História Moderna etc. Também atua como coordenador do curso de Licenciatura em História na modalidade à distância da mesma instituição. Tem experiência na área de ensino à distância, tendo atuando como designer instrucional e professor da Educação à Distância da Universidade Metropolitana de Santos, junto a diversos cursos da Faculdade de Educação e Ciências Humanas (Pedagogia, Artes, História, Ciências Sociais e outros, desde 2005). Tem experiência em trabalho nos ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle e Teleduc. Atua também nos seguintes temas: História da Cidade; Fotografia como Documento Social, História da Fotografia no Brasil.

Ricardo Mendes Machado

Professor Mestre

Possui mestrado em Filosofia pela Faculdade de São Bento (2012) e graduação em Filosofia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2009). Professor de Filosofia na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES. Experiência na área de Filosofia, Educação e Artes.

Roberto Fonseca

Professor Mestre

Possui graduação em PEDAGOGIA pela FACULDADE PAULISTA DE CIENCIAS LETRAS E EDUCAÇÃO(1981), especialização em Distúrbios da audio comunicação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1984), mestrado em Educação pela Universidade Católica de Santos(2013) e aperfeicoamento em Letra e Vida - Formadores pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo(2005). Atualmente é PROFESSOR da Universidade Metropolitana de Santos, PROFESSOR da ESCOLA ESTADUAL MARECHAL ESDUARDO GOMES e Diretor da Escola Henrique Oswald

Rubens de Souza

Professor Mestre

Possui graduação em Artes Plásticas pela Faculdades Integradas Teresa Ávila, pós-graduação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual Paulista Instituto de Artes SP e mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos. Iniciou sua carreira como docente em 1988, sendo que obteve vivência no ensino superior, a partir de 2000. Na carreira acadêmica, iniciada em 01/08/2000, ocupou inúmeras funções em colegiados, docência e coordenação, desenvolveu pesquisa, publicou trabalhos científicos, orientando programas de iniciação científica e especialização. Lecionou disciplinas na área da comunicação social, publicidade e propaganda e jornalismo, pedagogia e artes visuais e atua como docente e pesquisador. Ainda, tem vivências no Ensino a Distância, com experiência em atendimento presencial, elaboração de conteúdos on-line, vídeo aula e tutoria. Atuou como organizador do "Simpósio Internacional - Meio Ambiente". Foi sócio proprietário da agência de publicidade Art Imagem Publicidade e Propaganda, na área de mídia impressa, digital e ilustração. Atua principalmente nos seguintes temas: Representação Bidimensional e Novas Tecnologias para Cursos vinculados às áreas de Artes e Pedagogia, Produção Gráfica, Design Gráfico e Web Design para os cursos de Publicidade e Propaganda e Jornalismo. Metodologia Científica, para iniciação científica. Vivências e experiência em EAD.

Sueli Zaher Muniz Pontes

Professora Mestre

Mestrado em Educação, Administração e Comunicação pela Universidade São Marcos (2003), especialização em Língua e Literatura Portuguesa (1993/1994), especialização em Metodologia e Didática do Ensino Superior (1992/1993); especialização em Ficção Brasileira de Fundo Social (1973), graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciencias e Letras de Itapetininga (1972), graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Sorocaba (1972), graduação em Pedagogia - DON DOMENICO (1977) e atualmente é professora da Universidade Metropolitana de Santos, trabalhando principalmente nos seguintes temas: ensino-aprendizagem, compreensão, comunicação, leitura e educação à distância.

Syntia Pereira Alves

Professora Doutora

Graduação (2002), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Ciências Sociais pela PUC-SP. Possui experiência na área acadêmica como docente e pesquisadora. Participa como pesquisadora e fotógrafa do Neamp - Núcleo de Estudos em Arte, Mídia e Política (PUC-SP) e IPLURES - Grupo de Pesquisa em Identidades Plurais e Representações Simbólicas da UFABC. Principais áreas de atuação: Ciências Sociais, especialmente Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas, Antropologia Visual, Dramaturgia e Artes Visuais.

Vanice Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Doutorado em andamento em Filosofia pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP (2014), mestrado em Filosofia pela Universidade de São Paulo - USP (2008) e graduação em Filosofia (Licenciatura Plena) pela Universidade Católica de Santos (2002). Frequentou durante três semestres o curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da USP (2012-2013). Trabalhou como docente no curso de formação de professores pela Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP) em 2013. Atualmente é docente nos cursos de graduação em Filosofia e Pedagogia da Universidade Católica de Santos e do curso EaD de graduação em Filosofia da Universidade Metropolitana de Santos. Principais temas de pesquisa em filosofia: filosofia contemporânea, linguagem, Vilém Flusser.

adm.ead2@unimes.br

160 pólos

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade