História
Licenciatura
Ciências Humanas
Forma o profissional para perceber a indissociabilidade entre ensino teórico e atividades práticas, como aquelas desenvolvidas no âmbito dos arquivos, instituições, centros de documentação e outros espaços de pesquisa/intervenção, mas principalmente no âmbito da educação, cujo foco é a formação do docente reflexivo e crítico, tanto de sua prática docente quanto das múltiplas realidades que constituem os espaços educacionais brasileiros.
O Curso de Licenciatura em História da UNIMES apresenta, em seu interior, componentes curriculares que privilegiam a articulação teoria e prática no processo da construção do conhecimento. Aborda as relações de trabalho, de gênero, de identidade cultural, das dependências financeiras e tecnológicas, da concentração fundiária, das políticas governamentais e das liberdades de consciência que precisam permear o estudo e o ensino da História, além de abordar a cultura africana como temática. Busca ainda garantir a todos por meio dos conhecimentos estudados o direito à cidadania que tem agregado o valor da identidade de cada pessoa, mesmo quando é dirigido a grandes contingentes de pessoas.
Especificidade: licenciatura
Duração: 6 semestres
Coordenador: Maurício Nunes Lobo
Ato legal: Resolução CEPE/ CONSUN – nº 286 de 21/12/2012
-Leitura e Produção de Texto
-Sociologia da Educação
-Comunicação Educação e Tecnologias (EaD)
-Introdução aos Estudos Históricos
-História Antiga
-Fundamentos de Arqueologia e Etnografia
-Atividades Complementares
-Lingua Brasileira de Sinais – LIBRAS (EaD)
-História e Filosofia da Educação
-Didática
-História Medieval
-Historiografia e Teoria da História
-História e Linguagens
-Atividades Complementares
-Políticas e Organização da Educação Básica (EaD)
-Psicologia da Educação
-História Moderna
-História da América I
-História do Brasil I
-Atividades Complementares
-Metodologia da Pesquisa Científica
-Avaliação Educacional
-Metodologia e Prática do Ensino de História I
-História Contemporânea I
-História da América II
-História do Brasil II
-Estágio Curricular Supervisionado
-Metodologia e Prática do Ensino de História II
-História Contemporânea II
-História do Brasil III
-Laboratório Virtual de Pesquisa e Ensino de História
-Disciplina Optativa
-Estágio Curricular Supervisionado
-Trabalho de Conclusão de Curso I
-Aspectos da História da África e dos povos afroamericanos e ameríndios
-Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Cultural
-História das Ideias Políticas e Econômicas
-Disciplina Optativa
-Estágio Curricular Supervisionado
-Trabalho de Conclusão de Curso II
Doutorando em Urbanismo pela Universidade de Lisboa, Portugal (início em 2017). Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP (2004) e Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998 e 2001). Atualmente é coordenador e professor do Curso de História da Universidade Metropolitana de Santos ministrando as disciplinas:História Antiga, História Moderna etc. Também atua como coordenador do curso de Licenciatura em História na modalidade à distância da mesma instituição. Tem experiência na área de ensino à distância, tendo atuando como designer instrucional e professor da Educação à Distância da Universidade Metropolitana de Santos, junto a diversos cursos da Faculdade de Educação e Ciências Humanas (Pedagogia, Artes, História, Ciências Sociais e outros, desde 2005). Tem experiência em trabalho nos ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle e Teleduc. Atua também nos seguintes temas: História da Cidade; Fotografia como Documento Social, História da Fotografia no Brasil.
Doutora em Educação (2016), Mestre em Educação (2004) e Pedagoga (1999) formada pela Universidade Estadual Paulista;Júlio de Mesquita Filho; - UNESP / Campus de Marília. Possuo experiência na área de Educação como professora da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e na formação de professores atuando nas áreas da Educação Infantil e Metodologia Científica. Produção científica sob seguintes temas: Teoria Histórico-cultural, Educação Infantil, Pedagogia Freinet, Práticas de Ensino, Desenvolvimento Infantil e Papel da Educação para o Desenvolvimento Infantil. Atualmente, leciono na Educação Infantil de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Cubatão e na Formação de Professores na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES.
Graduação
Arquitetura e Urbanismo
Universidade Católica de Santos
1983
História
Universidade Católica de Santos
1994
Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC
2003
Componentes curriculares na Graduação
História do Brasil I, História do Brasil III, História e Linguagens, Fundamentos de Arqueologia e Etnografia, Historiografia e Teoria da História e História do Brasil I.
Doutor em História e Cultura Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atua como docente-pesquisador no ensino superior desde 2004, em instituições públicas e privadas. Suas pesquisas de mestrado e doutorado tomaram como questão central o papel do conhecimento técnico-científico no projeto civilizatório dos homens de letras do Brasil no século XIX e os meios nos quais esses conhecimentos foram vulgarizados, a imprensa periódica. É professor na Universidade Católica de Santos desde 2010, na qual atua como membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica e coordena o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio.
Graduação
História
Universidade Federal de Minas Gerais
1984
Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Ciência Política
Universidade Federal de Minas Gerais
1994
Componentes curriculares na Graduação
História da América I, História da América II, História Contemporânea I, História Contemporânea II, História das Ideias Políticas e Econômicas;História da América 1; História das Ideias Políticas e Econômicas.
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.
Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor mestre da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.
Graduação
História
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
1999
Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia de Produção
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2004
Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
2014
Pós-Graduação Stricto Sensu Pós-Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
Em Andamento
Componentes curriculares na Graduação
Metodologia e Prática do Ensino de História I; Metodologia e Prática do Ensino de História II; Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Prática; Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Cultural e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.
CURSOS
GRADUAÇÃO
PÓS GRADUAÇÃO
VESTIBULAR
PRESENCIAL
EAD
NOVIDADES
ATENDIMENTO
ASSESSORIA
2º VIA BOLETO BANCÁRIO
EVENTOS
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIMES VIRTUAL
GRADUAÇÃO
PÓS GRADUAÇÃO
EXTENSÃO
SEJA NOSSO PARCEIRO
POLOS CREDENCIADOS
ESTÁGIOS EAD
ALUNOS
ESTÁGIOS
FIES
FALTAS E NOTAS