História

8 semestres

Tipo:

Licenciatura

Área:

Ciências Humanas

Forma o profissional para perceber a indissociabilidade entre ensino teórico e atividades práticas, como aquelas desenvolvidas no âmbito dos arquivos, instituições, centros de documentação e outros espaços de pesquisa/intervenção, mas principalmente no âmbito da educação, cujo foco é a formação do docente reflexivo e crítico, tanto de sua prática docente quanto das múltiplas realidades que constituem os espaços educacionais brasileiros.

Perfil do curso


O Curso de Licenciatura em História da UNIMES apresenta, em seu interior, componentes curriculares que privilegiam a articulação teoria e prática no processo da construção do conhecimento. Aborda as relações de trabalho, de gênero, de identidade cultural, das dependências financeiras e tecnológicas, da concentração fundiária, das políticas governamentais e das liberdades de consciência que precisam permear o estudo e o ensino da História, além de abordar a cultura africana como temática. Busca ainda garantir a todos por meio dos conhecimentos estudados o direito à cidadania que tem agregado o valor da identidade de cada pessoa, mesmo quando é dirigido a grandes contingentes de pessoas.


Informações do curso


Especificidade: licenciatura
Duração: 8 semestres
Coordenador: Maurício Nunes Lobo
Ato legal: Portaria Seres no 286/2012

  • 1 º semestre

  • 2 º semestre

  • 3 º semestre

  • 4 º semestre

  • 5 º semestre

  • 6 º semestre

  • 7 º semestre

  • 8 º semestre

Leitura e Produção de Texto
Sociologia da Educação
Leitura e Produção de Texto
Introdução aos Estudos Históricos
História Antiga



História e Filosofia da Educação
Psicologia da Educação
Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS
História e Linguagens
História Medieval

Didática
Políticas e Organização da Educação Básica
História Moderna
História do Brasil I
História da América I

Avaliação Educacional
Metodologia da Pesquisa Científica
História Contemporânea I
História do Brasil II
História da América II

Metodologia e Prática do Ensino de História I
História Contemporânea II
História do Brasil III
Aspectos da História da África e dos povos afroamericanos e ameríndios
Disciplina Optativa

Metodologia e Prática de Ensino em História II
Historiografia e Teoria da História
Fundamentos de Arqueologia e Etnografia
Seminários Temáticos
Disciplina Optativa

História das Ideias Políticas e Econômicas
Laboratório de Ensino e Pesquisa de História
Historiografia e Teoria da História II
Seminários Temáticos
Disciplina Optativa

História do Tempo Presente
História Regional
Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Histórico
Oficina de História

Maria Candelária Volponi Moraes de Oliveira

Professora Mestre | Coordenador(a)

Graduação
História
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC
1973

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC
1997

Componentes curriculares na Graduação
Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Cultural; História das Idéias Sociais e Políticas e Orientação do Trabalho de Conclusão de Curso.

Comissão de Pesquisa ou Projetos
Comissão para Estudos das Temáticas Afro-brasileira e Indígena

Coordenação de Curso
Curso de Bacharelado em Arqueologia

Ana Laura Ribeiro da Silva

Professora Doutora

Doutora em Educação (2016), Mestre em Educação (2004) e Pedagoga (1999) formada pela Universidade Estadual Paulista;Júlio de Mesquita Filho; - UNESP / Campus de Marília. Possuo experiência na área de Educação como professora da Educação Básica (Educação Infantil e Ensino Fundamental) e na formação de professores atuando nas áreas da Educação Infantil e Metodologia Científica. Produção científica sob seguintes temas: Teoria Histórico-cultural, Educação Infantil, Pedagogia Freinet, Práticas de Ensino, Desenvolvimento Infantil e Papel da Educação para o Desenvolvimento Infantil. Atualmente, leciono na Educação Infantil de 4 e 5 anos na Rede Municipal de Cubatão e na Formação de Professores na Universidade Metropolitana de Santos - UNIMES.

Graduação
Arquitetura e Urbanismo
Universidade Católica de Santos
1983

História
Universidade Católica de Santos
1994

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
História Social
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC
2003

Componentes curriculares na Graduação
História do Brasil I, História do Brasil III, História e Linguagens, Fundamentos de Arqueologia e Etnografia, Historiografia e Teoria da História e História do Brasil I.

Doutor em História e Cultura Social pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atua como docente-pesquisador no ensino superior desde 2004, em instituições públicas e privadas. Suas pesquisas de mestrado e doutorado tomaram como questão central o papel do conhecimento técnico-científico no projeto civilizatório dos homens de letras do Brasil no século XIX e os meios nos quais esses conhecimentos foram vulgarizados, a imprensa periódica. É professor na Universidade Católica de Santos desde 2010, na qual atua como membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica e coordena o Programa de Iniciação Científica para o Ensino Médio.

Graduação
História
Universidade Federal de Minas Gerais
1984

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Ciência Política
Universidade Federal de Minas Gerais
1994

Componentes curriculares na Graduação
História da América I, História da América II, História Contemporânea I, História Contemporânea II, História das Ideias Políticas e Econômicas;História da América 1; História das Ideias Políticas e Econômicas.

Elisete Gomes Natário

Professora Doutora

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1988), mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora na graduação da Universidade de Taubaté e da Universidade Metropolitana de Santos e docente do Programa de Mestrado Profissional: Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos. Membro do GT: Brinquedo, Aprendizagem e Saúde - ANPEPP Tem experiência na área de Psicologia e Educação, com ênfase em Formação Docente, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino aprendizagem, pesquisa, ciência, psicologia escolar, desenvolvimento humano.

Maria José Marques

Professora Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos (1971), graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Santos (1974) e mestrado em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor mestre da Universidade Metropolitana de Santos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem, formação de professores educação básica, educação integral, currículo do ensino fundamental e ensino médio.

Maurício Nunes Lobo

Professor Mestre

Doutorando em Urbanismo pela Universidade de Lisboa, Portugal (início em 2017). Mestre em História pela Universidade Estadual de Campinas ? UNICAMP (2004) e Graduado em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1998 e 2001). Atualmente é coordenador e professor do Curso de História da Universidade Metropolitana de Santos ministrando as disciplinas:História Antiga, História Moderna etc. Também atua como coordenador do curso de Licenciatura em História na modalidade à distância da mesma instituição. Tem experiência na área de ensino à distância, tendo atuando como designer instrucional e professor da Educação à Distância da Universidade Metropolitana de Santos, junto a diversos cursos da Faculdade de Educação e Ciências Humanas (Pedagogia, Artes, História, Ciências Sociais e outros, desde 2005). Tem experiência em trabalho nos ambientes virtuais de aprendizagem: Moodle e Teleduc. Atua também nos seguintes temas: História da Cidade; Fotografia como Documento Social, História da Fotografia no Brasil.

Tathianni Cristini da Silva

Professora Doutora

Graduação
História
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
1999

Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado
Engenharia de Produção
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
2004

Pós-Graduação Stricto Sensu Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
2014

Pós-Graduação Stricto Sensu Pós-Doutorado
História Social
Universidade do Estado de São Paulo - USP
Em Andamento

Componentes curriculares na Graduação
Metodologia e Prática do Ensino de História I; Metodologia e Prática do Ensino de História II; Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso; Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História e da Geografia e Prática; Fundamentos de Museologia Arquivologia e Patrimônio Cultural e Orientação de Trabalho de Conclusão de Curso.

E-mail: fech@unimes.br

Horário: noturno/

100 vagas

TIRE SUAS DÚVIDAS

© Todos os Direitos Reservados Universidade Metropolitana de Santos - Política de Privacidade